[ESCREVEDOR DE HISTÓRIAS] EDIÇÃO QUILOMBOLAS

Publicação impressa com registros da experiência do ator Marcel Malê Szymanski em Comunidades Quilombolas do Paraná.

Foto: Elenize Dezgeniski – performance na Comunidade Feixo, na Lapa.

Após percorrer, em 2019, com a performance [escrevedor de histórias], seis comunidades remanescentes quilombolas do Paraná (CRQs): Adelaide Maria Trindade Batista (Palmas), Água Morna (Curiúva), Batuva (Guaraqueçaba), Feixo (Lapa), João Surá (Adrianópolis) e São Roque (Ivaí), o ator Marcel Malê Szymanski lança uma publicação impressa com registros desta vivência. 

 

A jornada pelas comunidades foi realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019, em cada uma delas o ator acompanhado da sua máquina de escrever, Matilde, permaneceu dois dias. Foi com ela, como parte da performance, que ele registrou cada encontro e as histórias que surgiram deles.  “Busquei com este projeto uma aproximação com a minha ancestralidade e identifico que o pertencimento é um aspecto marcante da identidade quilombola, que ultrapassa laços sanguíneos e de parentesco e cria vínculos pautados em valores, costumes e lutas”, conta Marcel. “Ao escrever as histórias que ouvi reescrevo a minha própria história, ainda cheia de lacunas não preenchidas, mas que agora carregam uma memória coletiva”, comenta.  

 

Sobre Marcel Malê Szymanski 

Marcel é ator e professor Licenciado em Artes Cênicas. Em 2020, recebeu o Prêmio Jornada de reconhecimento à trajetória de profissionais de Cultura do Paraná. No audiovisual, destaca-se a participação em filmes como “Estômago” e séries como “Irmandade”, ambos disponíveis na plataforma Netflix. Recebeu o Prêmio João Bênnio/Troféu Goiânia de Melhor Ator de Longa Metragem no 7º FestCine Goiânia, por sua interpretação no longa metragem “Circular”, produzido em Curitiba/2010. Nos últimos anos se dedicou à performance poética [escrevedor de histórias] e ao mestrado em Artes, cuja pesquisa trata do apagamento de narrativas afro-diaspóricas. Em 2020 foi um dos embaixadores da campanha “Juntos Pela Transformação”, promovida pela escritora Djamila Ribeiro, que elencou iniciativas de enfrentamento ao racismo em todo Brasil. 

 

CONTEMPLADOS(AS):

Aline Lopes Gomide Trindade – NRECJ

Dayanne Fabrilli Adams – CEI Carlos Drummond de Andrade – NREBN  

Denise Aparecida Maciel Chenisz – CMEI Santa Amélia – NREPR  

Elisangela de Macedo Balbino – E.M. Paulo Freire – NREBN  

Elisângela Mantagute – CMEI Jardim Paranaense – NREBQ  

Miriam Cristina Simas Brasil – UEI Madre Antônia – NRECJ  

Nilza Maria Emidio – CMEI Cajuru – NRECJ  

Noely Bach Olegini – CMEI Liberdade – NREBV  

Paula Renata Tafarelo – Protocolo/SME – Delta

Regiane Peixoto Coelho – CMEI Santa Efigênia – NREBV  

Susan Alessandra de Sousa Ferreira – E.M. CAIC Cândido Portinari – NRECIC