Escola Municipal de Sustentabilidade

“A partir de uma área verde regenerada naturalmente, após ter sido utilizada - desde 1947 - para exploração de granito, foi criado o Bosque Zaninelli.”

Nessa ampla área de mata nativa, foi inaugurada a Escola Municipal de Sustentabilidade de Curitiba, dando nova vida à edificação que abrigou durante três décadas a Universidade Livre do Meio Ambiente.

Criada em 1992 para abrigar um centro educacional não-formal voltado à importância da preservação e conservação da natureza, a UNILIVRE passou a ser administrada por uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP), tornando-se uma entidade do Terceiro Setor, em 2002.

Conheça um pouco dessa história!!

A Escola Municipal de Sustentabilidade marca o início de mais um ciclo destinado à Educação Ambiental do município. Local onde são promovidas ações intersetoriais entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), voltadas à formação socioambiental dos nossos estudantes, crianças, profissionais e servidores, além de toda a comunidade e visitantes.

Em meio ao verde do Bosque Zaninelli encontramos uma variedade de animais e de plantas característicos da região e distribuídos nos seus 37 mil metros quadrados!!

Vamos conhecer melhor a fauna e flora desse local!
 
AS TRILHAS PEDAGÓGICAS

Desde a sua inauguração, em junho de 2022, a Escola Municipal de Sustentabilidade (EMuS) em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento, vêm atendendo crianças e estudantes (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) nas Trilhas Pedagógicas (diurnas ou noturnas) desenvolvidas pela sua equipe de profissionais. Por meio de propostas lúdicas, duas personagens (a cientista Dra. Maia e Gaia, “Mãe Terra”), convidam as crianças e estudantes a participarem de desafios, experimentos e atividades na perspectiva da formação socioambiental cidadã, de reflexão sobre os modos de produção e de consumo promovendo a sensibilização para o cuidado do Planeta para esta e para as futuras gerações.

                                                               Maia e Gaia                                                                  

A EMuS também desenvolve propostas de formação para os profissionais da Educação da RME, proporcionando momentos de reconexão consigo e com os ambientes de vida, lembrando que o ser humano não está FORA da natureza, mas que sim, DEPENDE e FAZ PARTE dela.

As ações desenvolvidas contam com o auxílio da tecnologia presente no Farol do Saber e Inovação Móvel, como tablets, microscópio, notebooks, lanternas, celulares, óculos de realidade virtual e das lousas interativas presentes nas salas de formação.

    

     

Natureza e tecnologia trabalhando de mãos dadas para o bem de nossa Casa Comum, como Leonardo Boff, dentre outros pesquisadores, chama o nosso Planeta.

 

Para conhecer a Escola Municipal de Sustentabilidade, acesse o link  https://youtu.be/39mPkPTnePU pelo celular e desfrute de um passeio virtual em 360° (a funcionalidade 360° está presente em celulares que possuem giroscópio).

 

 

 

00402881.jpg
Arcos
1/4