DO LIXO AO LUXO


            As propostas foram inspiradas na vídeoproposta 28, na qual as professoras relataram algumas curiosidades sobre as obras da artista Efigênia Rolim conhecida como “Rainha do Papel de Bala”. Há mais de 30 anos, um fato mudou toda a sua história: andava pela rua quando viu um objeto brilhante no chão. Surpresa, se abaixou para pegá-lo; era “apenas” um papel de bala. Pensou nas relações que estabelecemos com pessoas e concluiu que, enquanto o papel tivesse uma função embrulhando o doce, despertaria interesse por parte de alguém. Chamou-o, então, de “mísero caído”. Começou a recolher todos os que via pela frente, pensando: “Se conseguir um por dia, no final do ano tenho 365” – enquanto as pessoas só a chamavam de louca. “Ninguém achou que eu fosse vingar.”

Os papéis invadiram suas vestimentas e, juntamente com outros materiais considerados “lixo”, são matérias-primas das esculturas, compondo também apresentações e poemas. “As pessoas ficam impressionadas com o trabalho que tenho para fazer minhas peças, mas não há nada que eu goste mais do que isso. É preciso de imaginação e querer fazer.”  Seus trabalhos apresentam narrativas oniscientes inspiradas em contos de fada.

Pensando em abordar essa temática por completa, criamos propostas nas quais as crianças teriam possibilidades de criarem obras de arte, usando diferentes materiais incentivando o desenvolvimento da criatividade, imaginação e da coordenação motora fina e assim, caracterizando-se e vivenciando as descobertas do faz de conta.

Pré II - B , Professoras: Caroline Neumann e Jesseline Miriã Romão Vilela.

00304605.jpg
DO LIXO AO LUXO 1
1/5