A turma do 4 ano A, orientados pelas professoras Anelise e Soheila, está preparada para participar da Gincana Virtual 2022.
Essa é a equipe Guerreiros da Tecnologia:
DESAFIO 1
A partir do desafio 1, fizemos uma discussão sobre o tema, analisando as melhorias que precisam ser feitas na nossa escola e comunidade. Em seguida, fomos até o laboratório de informática e utilizamos o "Mentimenter" (aplicativo de apresentações interativas) para criar uma nuvem de palavras sobre o tema, vejam como ficou:
DESAFIO 2
A partir da proposta do desafio 2, os estudantes do 4 ano A analisaram os problemas apontados no desafio 1 e escolheram dois para pensar em soluções:
1- Falta de um catinho de leitura e descanso no recreio;
2- Melhorar a estrutura física da sala de informática,
Então, os estudantes utilizaram o Padlet para elencar duas possíveis soluções para os problemas escolhidos, vejam a seguir:
A partir dessa reflexão e discussão sobre os problemas do espaço escolar e suas soluções, a turma foi dividida em duas equipes. Cada equipe ficou com uma solução para construir um protótipo que a representasse.
Equipe 1: construiu um protótipo da transformação da sala de informática em sala maker:
Equipe 2: fez um protótipo de um cantinho da leitura para o recreio da escola:
DESAFIO 3
Confira o resultado final dos protótipos confeccionados pelos estudantes e assista o vídeo completo desse desafio clicando no link a seguir: DESAFIO3.
SALA MAKER:
CANTINHO DA LEITURA:
DESAFIO 4
CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DOS PROTÓTIPOS DAS MELHORIAS PENSADAS PARA A ESCOLA:
Produção de cartazes para apresentar os protótipos a toda comunidade escolar:
Os estudantes representaram com desenhos e frases, cada desafio. Fotos dos protótipos foram anexadas, a fim de divulgar o trabalho realizado na Gincana Virtual. Os cartazes foram fixados na entrada da escola para que todos tenham acesso.
Produção de QR CODE:
A fim de divulgar a página da escola onde consta todo o trabalho desenvolvido na gincana virtual, a equipe criou um QRCODE:
Produção de um Cartaz Virtual:
A equipe realizou a produção coletiva de um cartaz virtual, utilizando a plataforma de desing gráfico "Canva" (www.canva.com), para divulgar o QR CODE da página da escola onde estão todos os desafios da Gincana Virtual.
Produção de Podcast:
A equipe produziu coletivamente a pauta para a gravação de um podcast. Este relata todas as ações e atividades realizadas pela turma do 4 ano A da Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães, na Gincana Virtual 2022. Em uma roda de conversar os estudantes se voluntáriaram a gravar o podcast e 4 estudantes foram selecionados para a gravação.
A gravação foi realizada no aplicativo Anchor (https://anchor.fm/dashboard), e o podcast foi plublicado na plataforma Anchor e Spotify.
Acesse o PODCAST: GINCANA VIRTUAL 2022 - CEI ULYSSES SILVEIRA GUIMARÃES
Espaço de divulgação no evento da escola:
No dia 11 de junho aconteceu a Festa Junina na nossa escola. Aproveitamos esse evento para fazer a divulgação de todo trabalho realizado na Gincana Virtual. Criamos um espaço com: cartazes, protótipos, e disponibilizamos o cartaz do QR CODE, para que todos tivessem acesso à pagina que contém todos os desafios da Gincana Virtual.
Além dessas ações de divulgação elencadas acima, a Radio Escola reproduziu o podcast para toda a escola. E foi compartilhada a páginas dos desafios da nossa escola para todas as famílias via whatsapp.
A equipe Guerreiros da Tecnologia gostou muito de participar da Gincana Virtual 2022. A equipe te oportunidade de explorar e conhecer diferentes ferramentas digitais, desenvolver a criativade realizando atividades mão na massa, e refletir e pensar em melhorias para a comunidade escolar em que convivemos.
Confira cada etapa desse trabalho no nosso DIÁRIO DE BORDO