Desafios da Gincana Virtual 2022

     A turma do 4 ano A, orientados pelas professoras Anelise e Soheila, está preparada para participar da Gincana Virtual 2022.

     Essa é a equipe Guerreiros da Tecnologia:

     

DESAFIO 1 


     A partir do desafio 1, fizemos uma discussão sobre o tema, analisando as melhorias que precisam ser feitas na nossa escola e comunidade. Em seguida, fomos até o laboratório de informática e utilizamos o "Mentimenter" (aplicativo de apresentações interativas) para criar uma nuvem de palavras sobre o tema, vejam como ficou:

DESAFIO 2

     A partir da proposta do desafio 2, os estudantes do 4 ano A analisaram os problemas apontados no desafio 1 e  escolheram dois para pensar em soluções:

1- Falta de um catinho de leitura e descanso no recreio;

2- Melhorar a estrutura física da sala de informática,

Então, os estudantes utilizaram o Padlet para elencar duas possíveis soluções para os problemas escolhidos, vejam a seguir:

A partir dessa reflexão e discussão sobre os problemas do espaço escolar e suas soluções, a turma foi dividida em duas equipes. Cada equipe ficou com uma solução para construir um protótipo que a representasse. 

Equipe 1: construiu um protótipo da transformação da sala de informática em sala maker: 

 

 

Equipe 2: fez um protótipo de um cantinho da leitura para o recreio da escola:

DESAFIO 3

Confira o resultado final dos protótipos confeccionados pelos estudantes e assista o vídeo completo desse desafio clicando no link a seguir: DESAFIO3. 

SALA MAKER:

CANTINHO DA LEITURA: 

DESAFIO 4

 

CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DOS PROTÓTIPOS DAS MELHORIAS PENSADAS PARA A ESCOLA:

 

Produção de cartazes para apresentar os protótipos a toda comunidade escolar:

Os estudantes representaram com desenhos e frases, cada desafio. Fotos dos protótipos foram anexadas, a fim de divulgar o trabalho realizado na Gincana Virtual. Os cartazes foram fixados na entrada da escola para que todos tenham acesso. 

 

 

Produção de QR CODE:

A fim de divulgar a página da escola onde consta todo o trabalho desenvolvido na gincana virtual, a equipe criou um QRCODE:

Produção de um Cartaz Virtual:

A equipe realizou a produção coletiva de um cartaz virtual, utilizando a plataforma de desing gráfico "Canva" (www.canva.com), para divulgar o QR CODE da página da escola onde estão todos os desafios da Gincana Virtual.

 

Produção de Podcast:

     A equipe produziu coletivamente a pauta para a gravação de um podcast. Este relata todas as ações e atividades realizadas pela turma do 4 ano A da Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães, na Gincana Virtual 2022. Em uma roda de conversar os estudantes se voluntáriaram a gravar o podcast e 4 estudantes foram selecionados para a gravação. 

     A gravação foi realizada no  aplicativo Anchor (https://anchor.fm/dashboard), e o podcast foi plublicado na plataforma Anchor e Spotify. 

     Acesse o PODCAST: GINCANA VIRTUAL 2022 - CEI ULYSSES SILVEIRA GUIMARÃES

Espaço de divulgação no evento da escola:

     No dia 11 de junho aconteceu a Festa Junina na nossa escola. Aproveitamos esse evento para fazer a divulgação de todo trabalho realizado na Gincana Virtual. Criamos um espaço com: cartazes, protótipos, e disponibilizamos  o cartaz do QR CODE, para que todos tivessem acesso à pagina que contém todos os desafios da Gincana Virtual. 

 

 

                             

     Além dessas ações de divulgação elencadas acima, a Radio Escola reproduziu o podcast para toda a escola. E foi compartilhada a páginas dos desafios da nossa escola para todas as famílias via whatsapp. 

     A equipe Guerreiros da Tecnologia gostou muito de participar da Gincana Virtual 2022. A equipe te oportunidade de explorar e conhecer diferentes ferramentas digitais, desenvolver a criativade realizando atividades mão na massa, e refletir e pensar em melhorias para a  comunidade escolar em que convivemos. 

     Confira cada etapa desse trabalho no nosso DIÁRIO DE BORDO

00356325.jpg
desafio 4
1/73