Desafios da Gincana Virtual 2018

4º DESAFIO DA GINCANA VIRTUAL - 27/08/2018 à 21/09/2018

A equipe “Virtualizando” têm trabalhado desde maio intensivamente sobre esse vasto universo que é a internet, não imaginávamos que seria tão desafiador!

Desde a definição do nome da equipe, que significa esse movimento de introdução ao universo virtual, passando pela História em Quadrinhos e depois pelo Código de Conduta, aprendemos muito sobre segurança na internet e seu uso ético.

Para o desenvolvimento da quarta tarefa organizamos o calendário de ações e definimos a estratégia a ser adotada. Mantivemos a divisão dos grupos que utilizamos na terceira tarefa e passamos a organizar um roteiro para entrevista e um texto para ser apresentado nas salas para os alunos.

Os líderes de cada grupo se reuniram com o professor e finalizaram o roteiro das entrevistas. Os próprios líderes escolheram as pessoas e realizaram as entrevistas. (As entrevistas na íntegra vocês podem encontrar nos links no final do texto).

Enquanto os líderes realizavam as entrevistas, os demais integrantes do grupo organizaram um cartaz com as informações a serem apresentadas nas salas, definiram quem seriam o Câmera, o(s) Apresentador(es) e o(s) Apoio(s), em seguida ensaiaram seus papeis.

Para apresentação nas salas, além do cartaz, os alunos utilizaram as HQs do segundo desafio e o Cartaz do Código de Conduta. O conteúdo das entrevistas também serviram de apoio para a construção da fala a ser apresentada nas salas.

Já na finalização das tarefas, os líderes ficaram incumbidos de fazer a transcrição das falas das entrevistas enquanto os demais integrantes organizavam a distribuição das salas. Todos os grupos fizeram as apresentações nas salas definidas. Surgiram algumas perguntas e a interação foi muito positiva.

A última tarefa foi a organização do vídeo, devido à restrição tecnológica dos netbooks e dos tablets disponíveis foi necessário usar computador e o celular particular. A construção do vídeo final foi bem complexa, foi preciso aprender as funcionalidades do programa e depois de muitas idas e vindas apresentamos à todos o vídeo final que foi apresentado em todas as salas de aula e será apresentado no aniversário da escola para toda a comunidade.

Para ver na íntegra as entrevistas nos ícones abaixo! (a internet não conseguiu carregar as entrevistas, assim que possível colocaremos à disposição)

Entrevista 1

Entrevista 2

Entrevista 3

Entrevista 4

Entrevista 5

Para conhecer o VÍDEO final CLIQUE AQUI!

A Equipe Virtualizando se divertiu e aprendeu muito com esses desafios! Agora vamos colocá-los em prática no dia a dia!

3º DESAFIO DA GINCANA VIRTUAL - 03/08/2018 à 24/08/2018

Depois de muito estudo e pesquisa, a equipe “Virtualizando” concluiu o terceiro desafio!!!

Essa tarefa foi desafiadora, reconhecer os conceitos de Código de Conduta foi o primeiro passo! Em seguida nos utilizamos de uma metodologia de estudo chamada Painel Integrado para conhecer as SaferDicas, sugeridas no portal da Cidade do Conhecimento.

Após a divisão dos grupos para os estudos, as ideias principais foram registradas, apresentadas e discutidas. Por fim, cada aluno hierarquizou as principais contribuições advindas das SaferDicas e das discussões.

Para apresentar as discussões do Código de Conduta para a Escola, os alunos elaboraram uma série de desenhos para ilustrar o potencial e o risco das Redes Sociais, Jogos Online, E-mail, Blogs e Chats ou Salas de Bate Papo. As ideias mais recorrentes entre os alunos foram registradas em mídia, que foi impressa e colocada junto com os desenhos dos alunos.

Para conhecer um pouco dos bastidores do trabalho CLIQUE AQUI

Para conhecer o Código de Conduta elaborado com as ideais geradas em sala CLIQUE AQUI!

Este desafio mobilizou diversos conhecimentos e muitas dinâmicas, estamos aguardando os próximos!!!

Equipe Virtualizando!

2º DESAFIO DA GINCANA VIRTUAL - 21/06/2018 à 11/07/2018

A equipe “Virtualizando” orgulhosamente apresenta: A segunda etapa concluída!!!

Iniciamos no dia 22/06 os trabalhos, na sala de multimídia todos tomaram conhecimento da segunda tarefa a partir da postagem na página da Cidade do Conhecimento. No mesmo dia em sala já conversamos sobre possíveis temas.

Na semana seguinte iniciamos a construção individual dos quadrinhos, foram destacadas as características do gênero quadrinho e em seguida cada um iniciou a construção de sua história.

Confeccionado os quadrinhos, os alunos se reuniram de acordo com as temáticas afins: Segurança na Internet, Possibilidades da Internet, Internet e Saúde, Bulling e Mentira na Internet.

Cada criança leu sua história e depois definiram uma única para representar o grupo. A história escolhida foi redesenhada em cartolina para a Mostra de Trabalhos a ser realizada na escola (nos dias 12 e 13/07/2018) e também foi redesenhada no Aplicativo “Aprimora” – aplicativo instalado nos netbooks da escola que possuí diversas funções, entre elas a construção de quadrinhos com diversos personagens e recursos.

Infelizmente não foi possível salvar as produções realizadas pelas crianças no Aprimora, nesse sentido, para a finalização da tarefa, os desenhos selecionados pelas crianças foram transpostos para outro aplicativo o PIXTON, com o auxílio do professor.

Para conhecer um pouco dos bastidores do trabalho CLIQUE AQUI

Para conhecer as 5 histórias em quadrinhos selecionadas pelos grupos clique nos links abaixo!

  1. Tirinha do Dilmar
  2. Tirinha da Evelin
  3. Tirinha do Joaquim
  4. Tirinha da Nathalia
  5. Tirinha da Nicolle

Foi um grande prazer desenvolver esse desafio, estamos aguardando os próximos!!!

Equipe Virtualizando!

 

1º DESAFIO DA GINCANA VIRTUAL - 04/06/2018 à 20/06/2018

A Equipe "Virtualizando" é formada pelos alunos do 4ºano da Escola Municipal Maria Marli Piovezan, localizada no Bairro Uberaba, Jardim Centauro, no município de Curitiba. A maior parte das famílias atendidas pela escola residem em locais irregulares, muitas vezes de baixa renda, com empregos informais como reciclagem de papel.

A Escola Municipal Maria Marli Piovezan foi inaugurada em 2003, o ensino em Tempo Integral iniciou em 2013 e hoje atende em média 175 alunos do 1º ao 5º ano e a classe especial, com atividades diversificadas.

A turma do 4º ano têm a ampliação do tempo escolar no turno da tarde e os conteúdos dos componentes curriculares são trabalhados pela manhã. Essa turma é composta por 25 alunos. É uma equipe que adora desafios e participam com muita energia! 

A primeira atividade consistiu na apresentação da equipe, o nome escolhido foi "Virtualizando", que representa a ampliação do acesso aos recursos virtuais no processo de ensino aprendizagem. Decidimos apresentar a equipe por meio de fotos e em uma apresentação de Power Point.  

A segunda atividade foi levantar o perfil da turma a respeito do uso da internet. Os alunos responderam ao questionário impresso, em seguida tabulamos os dados com ajuda dos netbooks para depois transformar os dados em forma de gráficos. Após o encerramento das atividades conversamos sobre os dados coletados, refletindo sobre as respostas dos alunos e o perfil da escola.   

Estamos ansiosos para o próximo desafio!

O registro da primeira e da segunda tarefa podem ser acessadas no link: (CLIQUE AQUI)