Desafios da Gincana Virtual 2018


4º Desafio - Podcast
 

O 4º e último desafio da Gincana Virtual 2018 tinha como objetivo a criação de um vídeo ou de um podcast que falasse sobre o uso ético da Internet.

A Equipe Heróis do Expedicionário escolheu fazer um podcast, uma ferramenta que inicialmente era desconhecida para os alunos. A professora Fernanda e o professor Claudemir apresentaram vários podcasts destinados ao público infantil e as ideias então começaram a surgir. 

Com as pesquisas feitas durante a gincana e novas informações coletadas nessas últimas semanas, começamos a colocar em prática o nosso podcast. 

Sempre com muito empenho e dedicação, a Equipe Heróis do Expedicionário, composta pelos alunos do 4º ano, concluiu mais uma tarefa que será divulgada na página da escola para que toda a comunidade tenha acesso e saiba utilizar a internet com consciência. 

Confira agora como ficou o nosso podcast: 

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2018/9/mp3/00187230.mp3

 

3º Desafio - Código de Conduta

      O 3º Desafio da Gincana Virtual tinha como objetivo a elaboração de um Código de Conduta sobre como podemos aproveitar a internet, de maneira saudável e segura. Depois de muita conversa e pesquisa sobre o que é e como fazer um Código de Conduta, a equipe Heróis do Expedicionário escolheu, dentre várias opções, realizar o desafio proposto utilizando como tema as "Fake News". 

      Ao criarmos coletivamente alguns exemplos de “Fake News” relacionadas a nossa escola, conseguimos entender melhor do que se tratam essas notícias falsas, além de reconhecermos a importância de se ficar atento as notícias vinculadas nos meios de comunicação. 

      Para a confecção do Código de Conduta, a equipe foi dividida em grupos para que fossem criadas dicas de como devemos nos comportar na Internet mediante as notícias que são divulgadas. As ideias de cada grupo foram registradas e discutidas, e juntamente com os professores colaboradores da Gincana Virtual, agrupadas em um Código de Conduta em formato de folder.

      Conheça abaixo o Código de Conduta elaborado pela nossa equipe!

 

Equipe Heróis do Expedicionário! 

2º Desafio - História em quadrinhos (HQ)

            O objetivo desse desafio foi promover, a partir de histórias em quadrinhos (HQ’s), o uso responsável da Internet. Para que o objetivo fosse alcançado, os alunos tiveram, primeiramente, acesso à cartilha SaferDic@as em Quadrinhos, onde tiveram contato com HQ’s as quais, com uma linguagem simples e lúdica, traziam dicas de como usar a internet de maneira ética, responsável e segura.

            Posteriormente, a Profª Margarete, que é responsável pela biblioteca da nossa escola, realizou uma conversa contando sobre o surgimento das histórias em quadrinhos, como se usam os balões e as onomatopeias. Ela nos contou também o que é a calha, que é aquele espaço que existe entre um quadrinho e outro, esse espaço indica o tempo no quadrinho. Quanto mais larga a calha, mais tempo entre a ação representada no quadro seguinte; e quanto mais estreito o espaço for, este indica que a ação foi mais rápida ou contínua.

            Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e começaram a criar HQs. Com o auxílio dos professores envolvidos, partes das várias histórias foram selecionadas para a criação de uma única história. Ao invés de realizarmos os desenhos, foi escolhido uma ferramenta na internet que transforma fotos em imagens de HQ. O resultado vocês conferem agora! 

1º Desafio - Apresentação da Equipe e Perfil de uso da internet

A Equipe Heróis do Expedicionário é formada pelos alunos do 4ºano da escola municipal CEI do Expedicionário, localizada no bairro Novo Mundo, no município de Curitiba.

A Escola CEI do Expedicionário foi inaugurada em 1988 com ensino em tempo integral e hoje atende em média 200 alunos, do Pré ao 5º ano e a classe especial.

A turma do 4º ano têm a ampliação do tempo escolar no turno da manhã e os conteúdos dos componentes curriculares são trabalhados à tarde. Essa turma é composta por 26 alunos. São muito unidos e sabem muito bem o que é trabalhar em equipe. Possuem senso de cooperação, são participativos, desafiadores, comprometidos, interessados e estão adorando os desafios da gincana. 

A primeira atividade do desafio consistiu na apresentação da equipe, e para isso precisamos escolher um nome para ela. Essa decisão foi coletiva e através de uma votação foi escolhido o nome "Heróis do Expedicionário". Posteriormente decidimos que para apresentar a nossa equipe e a escola iríamos gravar vídeos assumindo o papel de "Youtubers". Além disso decidimos também fazer uma edição com as imagens e as gravações realizadas pelos alunos/membros da equipe. 

A segunda atividade foi levantar o perfil da turma a respeito do uso da internet. Para isso fomos ao laboratório de informática responder um questionário elaborado pela equipe da Gincana Virtual e adaptado pela professora Fernanda, responsável pela equipe. Esse questionário estava disponível online e à medida que íamos respondendo às perguntas, os dados em forma de gráficos, iam sendo elaborados. Após o encerramento da atividades conversamos sobre os resultados e reavaliamos nossas práticas diárias.  

Nossa equipe está muito animada e ansiosa para o próximo desafio. 

Equipe Heróis do Expedicionário 
Prof.ª Fernanda Fernandes e alunos do 4ºano

ATIVIDADE 1- VÍDEO APRESENTANDO A EQUIPE 

https://www.youtube.com/watch?v=4tT9V3sp0W4

ATIVIDADE 2- PERFIL DA TURMA A RESPEITO DO USO DA INTERNET