Desafios da Gincana Virtual 2017

1° DESAFIO

Aventureiros virtuais

Turma 3° Ano B- Professora Serli


 


         É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras . Por isso apostamos num trabalho centrado no ensino-investigativo, ou seja, os professores precisam elaborar estratégias viáveis-possíveis, organizando e integrando os componentes científico e tecnológico no processo escolar.

2° DESAFIO

 

Apresentação do Bairro São Braz

        São Braz é um bairro da região noroeste da cidade brasileira de Curitiba, Paraná. O nome do bairro origina-se da devoção de seus moradores a este santo e da Igreja de São Bráz, elevada recentemente ao status de santuário.

Essa é a Igreja do São Braz, situada na Rua Antonio Escorsim, nº 1860.

Os bairros vizinhos ao nosso são: Butiatuvinha, Orleans, Santa Felicidade e Santo Inácio.

A população do bairro é de 23.119 habitantes e possui 5,01 km² de extensão.

Geralmente citam-se como pontos de referência o Santuário de São Braz e a Sociedade São Braz.

HISTÓRICO

        O São Braz, situado ao norte de Curitiba, a aproximadamente 10 km do Centro, é um dos bairros mais antigos da capital. Seu nome surgiu devido à grande devoção dos moradores a esse santo que, de acordo com os fiéis mais antigos, atende a qualquer pedido desde que formulado com boas intenções. A história do bairro São Braz confunde-se com a da Colônia Orleans, por terem as mesmas características, e suas populações, o mesmo estilo de vida rural. O cultivo de cereais, milho, feijão, batatinha e a criação de suínos e bovinos constituíram as principais atividades desenvolvidas pelas famílias que ocupavam as únicas quatro extensas chácaras da região. As hortaliças plantadas no bairro serviram de sustento para seus moradores e também abasteceram Curitiba e a Região Metropolitana. Foi assim até meados de 1970, quando as chácaras começaram a ser loteadas, mudando sua característica de colônia agrícola para integrar-se à malha urbana em expansão.

CONVERSA COM UMA MORADORA DA REGIÃO

        Entrevistamos uma moradora do bairro que nos contou que adora morar aqui. Ela disse que nasceu no bairro, vive ali até hoje e não pretende se mudar, pois gosta muito variedade e proximidade dos comércios além das amizades que já fez aqui. Sua família também é da região e sempre se reúnem para conversar aos fins de semana. O que a entristece um pouco é que a violência e a criminalidade aumentaram bastante. Antigamente as conversas eram de portão e até nas calçadas frente às suas casa, e hoje já não se sentem tão seguras pra isso.

 

DESAFIO SOCIAL

       Revitalização dos armários de leitura, que fica no pátio da escola. A atividade foi desenvolvida em parceria com os alunos do 3 Ano-B, professora Serli (Ciências e Tecnologias), equipe diretiva e pedagógica.

 

 

3º DESAFIO

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/cidade-maravilhosa-cheia-de-encantos-mil/11603