Desafios 2022

E AGORA CHEGOU A HORA DA DIVULGAÇÃO DO SEU PROTÓTIPO! PARTICIPE DO ÚLTIMO DESAFIO!

Vamos pensar em desenvolver campanhas de divulgação das soluções encontradas dos protótipos montando podcasts e/ou filmagens de vídeos (YouTube). No decorrer do desenvolvimento do desafio, a campanha de divulgação deverá atingir a todos os estudantes da sua unidade e seus familiares, ultrapassando os muros da escola para atingir a comunidade. A campanha deve explorar o tema trabalhado para contemplar uma cidade educadora. Se for realizar a divulgação com vídeos, a equipe da escola deverá estender sua ação a toda a comunidade escolar. O importante é compartilhar!

- Publiquem na página da unidade e divulguem o link da sua campanha para toda a comunidade escolar de forma criativa e inovadora.

- Não esqueça também de publicar o link do “Diário de Bordo”, com as fotos ou vídeos das ações realizadas, no espaço designado para cada desafio.


SUGESTÃO:

Para a produção de vídeos, a criatividade é um item importante, assim como a abordagem ao tema. Enfim, quanto mais criativa a equipe for na produção do vídeo, certamente será melhor compreendida, tenho ampla divulgação e compartilhamento. Cuidado para não fugir do tema e nem do tempo, que pode estar entre 3’ a 5’ minutos. Esse tempo pode ser suficiente para apresentar a solução das propostas dos estudantes.

É possível se logar no YouTube e entrar no canal do “YouTube Studio” para gravar o vídeo, entrando no editor e na biblioteca de áudios para verificar todas as opções e fazer o uso de músicas gratuitas ou efeitos sonoros para acrescentar em seu vídeo.

O vídeo também poderá ser editado utilizando um editor de vídeo gratuito on-line, como: Clipchamp (https://clipchamp.com/pt-br/), Filmora (https://filmora.wondershare.com/), por exemplos. Ou, se preferir editar pelo celular, poderá usar apps, como o InShot, PowerDirector, VivaVideo, VideoShow, entre outros.

Algumas dicas para se comunicar com responsabilidade:

  • Incentive o cuidado na hora de compartilhar, tratando a comunicação na Internet da mesma forma que a comunicação pessoal.
  • Crie regras sobre o que é ou não é adequado na comunicação.


Dicas para divulgação, podendo fazer uso de: banners, cartazes, panfletos, cartões (via agenda), fôlderes, entre outros ou uso do QR Code, contendo o link para ser cadastrado e publicado na página da escola.

Lembre-se de que é importante pensar em estratégias de divulgação para que sua campanha possa chegar ao maior número de pessoas.

ATENÇÃO!

É imprescindível a produção do Diário de Bordo durante a realização dos desafios da gincana, aproveite para divulgar e publicar as fotos ou vídeos com as ações realizadas dentro do diário, no espaço designado para cada desafio.

 

CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

- Criatividade e inovação na produção dos vídeos para a unidade escolar.
- Produção coerente com a proposta do desafio.
- Divulgação e compartilhamento das produções realizadas no “Diário de Bordo”.
- Publicação correta e no prazo previsto dentro do conteúdo "Desafios da Gincana Virtual 2022", presente na página da sua unidade educacional.

 

IMPORTANTE!

Não se esqueça de que é necessário postar também o link do “Diário de Bordo” para que sejam visualizadas as ações dos desafios e das atividades na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022".
 

VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE

Acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas. Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2022. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022". Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 9.ª Gincana Virtual. Fácil, não é?
 

PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


O(a) professor(a), responsável pela equipe da Gincana Virtual, poderá escolher entre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/2/pdf/00263360.pdf

• Acessar um resumo do "Tutorial" na página do Portal e Páginas das Unidades Educacionais, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/3/pdf/00333533.pdf

Obs.: Para inserir as imagens diretamente na página, deverá clicar na aba multimídia na parte superior, escolhendo o arquivo de imagem e clicando primeiro em gravar para depois salvar as imagens, juntamente com o conteúdo na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022" de sua unidade.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Gincana Virtual: 

3350-3018          

gincanavirtual@curitiba.pr.gov.br

Dia 15 de junho termina o prazo para a postagem do 4º desafio.

 


CHEGAMOS À PRODUÇÃO DO 3.º DESAFIO,
ESTAMOS NA ETAPA MAIS IMPORTANTE!

Agora é hora de darmos início à produção e registro das etapas de cada desafio cumprido, colocando a mão na massa, fazendo o registro no diário de bordo.

Nesse documento on-line denominado “Diário de Bordo da Gincana Virtual”, deverão ser apresentadas todas as etapas dos desafios, revelando qual foi a melhor solução encontrada pela equipe. Podem ser postadas imagens, vídeos e links das atividades já realizadas nos desafios cumpridos e publicados nas páginas das unidades.

Você e sua equipe farão o momento “Mão na Massa”, elaborando a construção de um protótipo. Devido a ampliação no tempo de duração para esse desafio, vocês terão mais tempo para pensar em diferentes tipos de materiais e de que forma poderão ser utilizados para cumprir essa tarefa. O tempo poderá ser reorganizado pela equipe para a construção de um ou mais protótipos que deverão ser fotografados e/ou produzidos em um pequeno vídeo divulgando o trabalho realizado.

Essas etapas precisam ser publicadas dentro do “Diário de Bordo”, em cada espaço designado para o registro até o final da gincana. Cada equipe deve receber, no e-mail pessoal (nome@educacao.curitiba.pr.gov.br) e no da sua unidade, o arquivo “Diário de Bordo – Nome da Equipe”, em Power Point para editar e seguir as orientações de preenchimento das ações desenvolvidas e, depois de concluído o 4.º desafio, deverá cadastrar esse arquivo, em PDF ou link, na página dos desafios da Gincana Virtual de sua unidade.

Período de realização do 3º desafio: 04/05 a 03/06

 

ATENÇÃO:

Para o próximo desafio, ressaltamos a importância de programar momentos e/ou espaços para divulgação das produções como forma de ampliar a discussão da temática abordada, para divulgar ao maior número possível de pessoas na comunidade escolar.

Agora é com vocês, equipes! Luz… Câmera… Ação!

Obs.: A equipe tem autonomia para escolher outro tipo de ferramenta digital para realizar o registro das atividades.

 

IMPORTANTE!

É preciso postar a atividade, na página da unidade, para que seja visualizada a produção do protótipo e link do “Diário de Bordo” da Gincana Virtual com as etapas do desenvolvimento de cada desafio com imagens ou links dessa atividade na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022".

CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

-  Qualidade e criatividade na elaboração do diário de bordo da Gincana Virtual.

-  Criatividade e inovação na produção do protótipo com a sua equipe.

-  Pertinência ao tema proposto na Gincana Virtual.

- Publicação dentro do conteúdo "Desafios da Gincana Virtual 2022", presente na página da sua unidade educacional.

 

VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


Acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas. Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2022. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022". Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas em cada desafio durante a 9.ª Gincana Virtual. Fácil, não é?
 

PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


O(a) professor(a), responsável pela equipe da Gincana Virtual, poderá escolher entre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/2/pdf/00263360.pdf

• Acessar um resumo do "Tutorial" na página do Portal e Páginas das Unidades Educacionais, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/3/pdf/00333533.pdf

Obs.: Para inserir as imagens diretamente na página, deverá clicar na aba multimídia na parte superior, escolhendo o arquivo de imagem e clicando primeiro em gravar para depois salvar as imagens, juntamente com o conteúdo na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022" de sua unidade. Favor gravar o arquivo com o nome do protótipo e descrição referente ao 3º desafio.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Gincana Virtual: 

3350-3018

gincanavirtual@curitiba.pr.gov.br
 

Dia 03 de junho termina o prazo para a postagem do 3º desafio.


2.º Desafio
Gincana Virtual 2022

CHEGOU MAIS UM DESAFIO! NÃO FIQUE FORA DESSA!


Neste desafio, depois de refletir sobre algumas melhorias a serem realizadas na unidade ou nas proximidades, agora vamos buscar soluções de alto e baixo custo, pensando em protótipos de materiais alternativos, por exemplo: kit LudoBot, materiais não estruturados (caixas de papelão, barbantes, fios de lã, arames, scopabits, pilhas, papéis coloridos e outros). Para isso, é necessário eleger duas soluções que possam se tornar modelos (protótipos), discutindo essas opções juntamente com a sua equipe.

A equipe pode utilizar ferramentas digitais para fazer o registro, como padlet, jamboard, entre outras, para organizar as possíveis sugestões elencadas no 1.º desafio, pensando em contemplar uma cidade educadora.

Como todos os profissionais da educação têm a conta @educacao, é possível se cadastrar nas plataformas on-line para utilizar as ferramentas sugeridas ou outras desejadas, atuando de forma lúdica, colaborativa e divertida.
 

Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou painel virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, em que se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas.

O Jamboard também é uma ferramenta on-line desenvolvida pelo Google. É um quadro interativo de reconhecimento de formas e de escrita, como se estivesse usando um quadro branco e interativo para colaboração on-line, sendo um meio de facilitar a explicação de conteúdos.

Obs.: A equipe tem autonomia para escolher o tipo de ferramenta digital ou não, para realizar o registro das atividades.

 

IMPORTANTE!


É preciso postar a atividade abaixo do 1.º desafio, na página da unidade, para que seja visualizado o registro das soluções e propostas da equipe com imagens ou links dessa atividade na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022".

 

CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

- Criatividade e inovação na busca de soluções por melhorias e eleição de dois protótipos na unidade escolar ou nas proximidades, entorno da unidade.

- Pertinência ao tema proposto na Gincana Virtual.

- Publicação correta e no prazo previsto dentro do conteúdo "Desafios da Gincana Virtual 2022", presente na página da sua unidade educacional.

 

VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


Acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas. Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2022. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022". Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 9.ª Gincana Virtual. Fácil, não é?

 

PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


O(a) professor(a), responsável pela equipe da Gincana Virtual, poderá escolher entre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/2/pdf/00263360.pdf

Acessar um resumo do "Tutorial" na página do Portal e Páginas das Unidades Educacionais, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/3/pdf/00333533.pdf

Obs.: Para inserir as imagens diretamente na página, deverá clicar na aba multimídia na parte superior, escolhendo o arquivo de imagem e clicando primeiro em gravar para depois salvar as imagens, juntamente com o conteúdo na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022" de sua unidade. Favor gravar o arquivo com o nome do título e descrição referente ao 2º desafio.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Gincana Virtual: 

3350-3018

gincanavirtual@curitiba.pr.gov.br

Dia 03 de maio termina o prazo para o 2º desafio.

 

 

 

 


1º Desafio
Gincana Virtual 2022


CHEGOU O GRANDE DIA DO 1º DESAFIO!

Após assistir ao vídeo com a proposta do 1º desafio da Gincana Virtual “Curitibinh@s planejando a cidade do futuro”, iniciaremos com:

Postagem da apresentação dos integrantes da equipe, por meio de uma foto do grupo de estudantes, juntamente com seus/suas professores(as).

Em seguida, pensemos em nossa escola e em sua comunidade, será que precisa de melhorias? O quê?

Que tal um *brainstorm ou tempestade de ideias para registrar quais melhorias são essas? A equipe pode utilizar ferramentas digitais para fazer o registro.

SUGESTÕES:

Mentimeter (https://www.mentimeter.com/pt-BR), que é uma plataforma on-line que permite criar apresentações interativas, quiz com perguntas e respostas e outros recursos para obter respostas em tempo real em sua apresentação remota, híbrida ou presencial.

P.S.: As perguntas devem abordar a questão do tema trabalhado e a escolha de uma ou mais situações encontradas.

 

Nuvem de palavras (https://wordart.com/ ou https://www.edwordle.net/), um criador de arte em nuvem de palavras on-line, que são exibidas em grandes letras visíveis em uma parede, quadro de avisos ou outra superfície de exibição na sala de aula.

 

Mapa Mental Colaborativo (https://www.mindmeister.com/pt), uma técnica de estudo que consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.


Obs.: A equipe tem autonomia para escolher o tipo de ferramenta digital ou não, para realizar o registro das atividades.

Lembrando que, ao pensarmos nas ideias, já precisamos pensar também nas possibilidades para divulgação do último desafio para toda a comunidade.


IMPORTANTE!

É preciso postar a atividade na página da unidade para que seja visualizado o registro do levantamento das ideias e propostas da equipe com imagens ou links dessa atividade na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022".

Encontre materiais complementares na aba  “SE LIGA”.

Neste desafio, o levantamento de questões e o compartilhamento entre os componentes da equipe é que faz a diferença! Quanto mais participações, mais ideias interessantes vão surgir?



CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS:

- Criatividade e inovação nas propostas e nas postagens.

- Publicação correta e no prazo previsto dentro do conteúdo "Desafios da Gincana Virtual 2022", localizado na página da sua unidade educacional.

 

VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO (LINK) NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


Acessar a página da sua escola e, no menu de opções à esquerda da tela, clicar em Projetos e Programas. Lá, encontra-se o link da Gincana Virtual 2022. Ao clicar no link, abre a página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022". Nessa página, devem ser postadas todas as atividades realizadas durante a 9.ª Gincana Virtual. Fácil, não é?
 

PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DA SUA UNIDADE


O(a) professor(a), responsável pela equipe da Gincana Virtual, poderá escolher entre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável por administrar a página da sua unidade.

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2020/2/pdf/00263360.pdf

• Acessar um resumo do "Tutorial" na página do Portal e Páginas das Unidades Educacionais, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/3/pdf/00333533.pdf

Obs.: Para inserir as imagens diretamente na página, deverá clicar na aba multimídia na parte superior, escolhendo o arquivo de imagem e clicando primeiro em gravar para depois salvar as imagens, juntamente com o conteúdo na página dos "Desafios da Gincana Virtual 2022" de sua unidade.

Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da Gincana Virtual: 3350-3018
gincanavirtual@curitiba.pr.gov.br

 Dia 18 de abril termina o prazo para o 1º desafio.