DEBAIXO DO MEU CHAPÉU

Por: https://debaixodomeuchapeu.com.br/

Era uma vez um senhor nem tão velho, nem tão novo, mas muito querido no vilarejo em que morava. Ninguém sabia ao certo o seu nome, mas todos o chamavam de Sr. Lalarilará! Por quê?

Porque sempre que encontrava alguém no caminho, ele tirava o chapéu, inclinava a cabeça, mas não dizia bom dia ou boa noite. O que ele fazia? Lalarilará!

Cantava de improviso canções daqui e de acolá! E o Sr. Lalarilará nos inspirou a criar um jogo da memória de brincar e cantar.

Vamos descobrir o que tem DEBAIXO DO MEU CHAPÉU?

Tem cantigas populares que são cantadas há centenas de anos. Canções de ninar e embalar, canções de brincar e rodar, canções de despertar e trabalhar, canções de acreditar e ter coragem!

Qual será o segredo de permanecerem vivas até hoje?

É que essas músicas, nascidas aqui e acolá, no campo, na cidade, no aconchego das casas e no burburinho das ruas, sempre foram cantadas como um sopro que vem de dentro de cada um, como a expressão de profundos sentimentos. Nossos avós, bisavós e até tataravós já conheciam e cantavam essas cantigas de memória, de cor, que quer dizer “de coração”!

Esse é o segredo! Elas são o fio, o elo precioso que nos liga a saberes, histórias e maneiras de ver e de fazer o mundo melhor. Por isso foram capazes de atravessar tempos, lugares, fronteiras e chegar até nós. São cantigas que têm a simplicidade de um sorriso, a força de um vento e a luz calorosa de um sol. São canções “de tirar o chapéu”!

 

Contemplados:

Gabrielle Aires - CMEI Caiuá Ilhéus - NRE CIC

Daiani Galvão Scacchetti Biaca - CMEI Santo Antônio - NRE CJ

Jessica Thalita Ramos Lorusso Boagenski - EM CEI Issa Nacli - NRE CJ

Importante:

Os contemplados ativos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba receberão seu exemplar em sua unidade via malote.

Os demais devem retirar no endereço abaixo em horário comercial.

Av. João Gualberto, 623 - 7º andar, Torre B - Alto da Glória

Gerência de Educação e Cultura.