CURSOS EDH 2017

A Poética do Gesto Afro-Brasileiro: Ethos, História e Corporiedade

Professor Stênio José Paulino Soares

O curso foi promovido por meio de parceria entre Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-SME. Teve início em 25/04/2017 e o encerramento em 18/10/2017.

Com o objetivo de instrumentalizar as equipes escolares para a reflexão acerca dos Direitos Humanos e Cidadania, com ênfase na educação das relações étnico-raciais.

O curso foi desenvolvido por meio de discussões e reflexões acerca da cultura afro-brasileira e como ela se expressa por meio da linguagem corporal.

O trabalho foi organizado em três módulos cujo enfoque é a ginga como fenômeno do corpo que retorna às raízes afro-brasileiras transitando entre a dança, a música e o jogo. O curso se desmembrou ao longo dos meses de abril à outubro, em encontros presenciais de 4 horas quinzenais. 

 

Oficina Onirê (ritmo afro-brasileiro)

Data: 20/06 (14:30 - 17:30)
Local: Memorial de Curitiba
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco, Curitiba - PR, 80020-170
Professor Caio Cezar Guimarães e Silva

Refletindo sobre o racismo e homofobia

como dispositivos de poder

Data: 05/07 (08:00-12:00)
Professora Megg Rayara Gomes de Oliveira
Local: Teatro da Reitoria - UFPR - Anfiteatro
Rua XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba - PR, 80060-000

Formação para Educação das Relações Étnico-raciais:

revendo a prática pedagógica

O curso de extensão: Formação para Educação das Relações Étnico-raciais: revendo a prática pedagógica é uma parceria entre Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Secretaria Municipal da Educação (SME). Teve duração 70 horas - Estrutura modular com base em 6 horas de dedicação semanal na realização das atividades em AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Com o objetivo de formar professores(as), e demais profissionais que atuam junto a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental  das comissões de educação em direitos humanos das instituições educacionais do sistema municipal de educação para incluírem nas práticas pedagógicas a educação para as relações étnico-raciais colaborando para a promoção dos direitos humanos, incidindo efetivamente na vida das crianças.

I Seminário Municipal de Direitos Humanos de Curitiba.

 24/10, 25/10, 26/10 e 27/10
Local: Memorial de Curitiba
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco, Curitiba - PR, 80020-170
 

Fazendo parte da preparação desse evento foi proposta a construção de uma rede de “fuxico”, como uma representação simbólica da construção coletiva de uma cultura de garantia de direitos humanos que se efetiva com a participação de cada profissional que atua na educação do município. Nesse sentido, convidamos todas as unidades escolares e os Centros de Educação Infantil, para se fazerem representadas(os) nessa rede por meio da confecção de no mínimo um “fuxico” .

A tessitura de uma rede de educação em direitos humanos, pressupõe a participação de pessoas que acreditam e defendem a dignidade das pessoas e o respeito às diversidades, em que se possa experimentar o que ensinou Paulo Freire (1997, p.68), “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Que essa construção coletiva possa contribuir para a consolidação de uma cultura de direitos humanos.