Curso gratuito de Português para Migrantes e Refugiados

 

Há uma década, a SME de Curitiba, refletindo as ações de uma cidade educadora, promove o projeto de ensino de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados, acolhendo e integrando as pessoas em nossa cidade.

Nesses dez anos, aproximadamente novecentas pessoas se inscreveram no curso, participando presencialmente, além das que obtiveram formação por meio das videoaulas ofertadas no período do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.  

No primeiro semestre desse ano, as aulas foram ofertadas em dez unidades de ensino, de diferentes NREs, alcançando mais de cento e oitenta pessoas em condição de migrante ou refugiado.

A partir do acolhimento linguístico promovido pelas aulas de Língua Portuguesa, os migrantes internacionais se sentem mais seguros para retomar seus projetos de vida em Curitiba, o que pode ser medido por seus depoimentos:

“O curso de Língua Portuguesa me ajudou a ter uma melhor comunicação na rua, na igreja, onde eu frequento. Uma das coisas que eu aprecio é que eu consegui falar um pouco melhor na igreja sobre o próprio evangelho de Jesus Cristo. Sou venezuelana, me sinto muito grata a professora pelo amor, esforço, paciência e dedicação. Agora consigo me comunicar melhor no transporte público, procuro direções e falo um pouco mais, talvez não muito perfeito porque é meu primeiro curso como imigrante e estrangeiro. Também pude aprender a cantar no coro na igreja sabendo gramática, vocabulário, compreensão e conjugação de verbos. Agradeço ao governo do Brasil e a prefeitura de Curitiba pela oportunidade desse curso que me pareceu maravilhoso, além da professora ser uma excelente educadora.” (estudante venezuelana EM Heráclito Fontoura Sobral Pinto)

“Eu sou um aluno do Senai do São José dos Pinhais. Usei meus conhecimentos da Língua Portuguesa todos os dias para conversar com meus colegas e também para entender o que os professores estão falando nas horas de aula.” (estudante haitiano - EM Germano Paciornik)

“Precisei ir a um órgão público solicitar um documento e me saí muito bem!” (estudante sírio - EM Germano Paciornik)

“Meu conhecimento de Língua Portuguesa melhorou minha comunicação no dia a dia, nas atividades, especialmente no meu relacionamento com meus clientes.” (estudante nigeriano - EM Augusto Cesar Sandino).

As matrículas para o ano de 2023 estão abertas e vão até o dia 31/07! Teremos oferta de turmas nos seguintes Núcleos Regionais de Educação: NRE-BN, NRE-BQ, NRE-BV, NRE-CIC, NRE-CJ, NRE-PR, NRE-SF E NRE-TQ. As aulas começam no dia 07/08.

Ficou interessado ou conhece alguém que pode se interessar? Ligue para (41) 3350-3019 ou acesse o QR-Code para fazer a inscrição!

 

                            

 

00426491.jpg
Estudantes do curso de português.
1/6