Corpo Humano

 

 

Home    Equipe    Currículo    Formações    Recursos Pedagógicos    Moodle

 

Nesta página você encontrará diversas sugestões de materiais para trabalhar os conteúdos relacionados ao corpo humano. Caso tenha sugestões de materiais e planos de aula, envie para nós em ciencias@sme.curitiba.pr.gov.br!
Artigos e outros textos
Espaços não-formais de ensino
A visita ao local é dividida em dois espaços: o laboratório e o museu. No laboratório existem inúmeros modelos anatômicos didáticos, diversas peças em meio líquido, como fetos e órgãos danificados ou não pelo uso de drogas e/ou doenças, ossário, entre outros.
Também chamado de Parque da Ciência, o local é um espaço destinado à divulgação científica e tecnológica e busca incentivar a discussão a respeito do caráter humano presente nessas atividades, além de ressaltar a importância de uma análise crítica a respeito dos impactos socioculturais e ambientais de atividades ligadas à ciência. Para isso, o Parque Newton Freire Maia leva o visitante a um fascinante caminho através do desenvolvimento científico e tecnológico utilizando recursos didáticos diversificados, como experimentos, equipamentos multimídia, painéis, ilustrações, oficinas e visitas orientadas.
Experimentos e atividades
Simuladores e jogos
Livros
História da primeira paixão vivida pelo menino Ptix, apelido de Pedro Tiago Xavier. Quando ele olhou para Camila, foi como se tivesse sido enfeitiçado: parou e ficou plantado como uma árvore. A boca abriu mas não disse uma palavra. E o coração disparou descontrolado...
Dr. Selmo Geber, autor do livro, é professor de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e trabalha também em sua Clínica de Fertilização (Origen). O incentivo para escrever este livro veio das inúmeras conversas com as futuras mães, sempre com muitas dúvidas sobre como dizer a seus filhos que eles foram gerados em laboratório. O livro trata com cuidado de todo o processo de fertilização e mostra em quais situações é preciso pedir ajuda a um médico especialista para a mulher conseguir engravidar. Como o embrião é formado? O que é fertilização in vitro? O que os pais devem fazer? O que acontece na Clínica de Medicina Reprodutiva? E no corpo da mulher? Como o embrião vai parar na barriga da mãe? Estas são algumas das questões esclarecidas com texto e ilustrações acessíveis aos leitores infantis.
Ptix está aprendendo a andar de bicicleta e se livrar daquelas rodinhas de criança pequena. Para isso, ele tem que aprender como a gente se equilibra. Giraldo Cerebelim, neurônio motor, acompanha o drama de Ptix, que começou no dia em que ele ganhou aquela bicicleta azul novinha.
Ptix e seus neurônios enfrentam uma enrascada quando a bola cai na casa de dona Chicória, uma velha muito brava mas que tem uma linda filha chamada Isabel. Bem, nas trapalhadas do Ocipitaldo Luzes, o neurônio da visão que mora no cérebro no Ptix, confunde as duas, mãe e fillha. Pode isso! Humm... confusão na certa!
Lent agora conta uma aventura do personagem principal da série, o Zé Neurim, um neurônio da memória que vive no cérebro do Ptix, o menino que fica na televisão em vez de fazer o dever de casa da escola. Zé Neurim seria o encarregado de lembrá-lo, como bom neurônio da memória que é. Mas se esquece de fazê-lo. Pode um neurônio da memória esquecer? Mas tudo tem solução, e a turma de neurônios do cérebro do Ptix acaba encontrando uma solução que deixa a mãe e a professora satisfeitas.
Um dia aconteceu uma grande aventura com o Ptix e sua irmã. Toda confusão começou quando os dois ouviram uns barulhos estranhos atrás da porta. Ele foi até entrevistado na televisão! E tudo por causa do neurônio mais abelhudo que ele tem, o Olívio Gravador.
Como é que aquela deliciosa pizza e aquela limonada geladinha que você saboreou com tanto prazer se transformam em...eca!...cocô e xixi? Você vai entrar agora na "A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum" para descobrir como tudo isso é produzido dentro do seu corpo.
Músicas e poesias
Vídeos