Coro da Camerata Antiqua de Curitiba - 10 e 11 de maio

                  

Histórico

Constituída por Coro e Orquestra, a Camerata Antiqua de Curitiba nasceu em 1974, sob a égide do talento de seus fundadores, Roberto de Regina e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista vem sendo enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata possui em seu percurso o comando de músicos notáveis, como o contratenor Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por um longo período de orientação técnica do coro e da orquestra. Entre 1987 e 1988, Lutero Rodrigues se tornou seu regente titular. 

A maturidade musical conquistada pela Camerata em mais de quatro décadas de atuação está registrada em oito discos (long plays) e seis CDs, com obras de grandes compositores da música erudita universal. Entre os inúmeros concertos de ação cultural realizados entre 1990 e 2000 destacam-se: o programa “Curitiba Abraça o Paraná”; em 1995, a realização do Concerto de Aniversário da Cidade de Assunção-Paraguai, no Centro Cultural Paraguai-Japão; em 1996, os concertos em Washington, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento, realizados em sua sede e na Embaixada do Brasil, assim como na Epiphany Church; no Brasil, em 22 de abril do ano 2000, teve importante participação nas Comemorações dos 500 Anos da descoberta do país, em Porto Seguro (Bahia).

A preocupação com as questões sociais também marca a atuação da Camerata, no decorrer dos anos. Os programas “Música pela Vida” (1990), “Alimentando com Música” (1993) e “Concerto nas Igrejas” (2002) têm estabelecido um forte vínculo socioeducativo e cultural com a comunidade curitibana. A Camerata Antiqua de Curitiba tem como sede oficial a Capela Santa Maria Espaço Cultural.

Mais informações http://camerataantiqua.org.br/

Das Wunderkind Mozart

Regência de Mara Campos (SP)

A execução das obras sacras “Das Wunderkind Mozart” será uma homenagem às mães pelo Coro da Camerata.

Esta apresentação faz parte da temporada 2019 da Camerata Antiqua de Curitiba, que celebra os 45 anos do grupo. Obras que marcaram sua trajetória serão executadas relembrando os principais desafios e conquistas encontrados nessa jornada.

 

PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Miserere KV 85 em Lá menor

Litaniae Lauritanae

Sancta Maria, mater Dei KV 273

Missa Brevis em Fá Maior

Serviço:

Data: 10 de maio

Horário: 20h

Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Data: 11 de maio

Horário: 18h30

Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Contemplados(as) para a peça em 10/05, 20h

GISELE GURSKI - E.M. PAULO FREIRE - NREBN

NOELY BACH OLEGINI - CMEI LIBERDADE - NREBV

PRISCILA REGIA COSTA CARDOSO - E.M.AUGUSTA G. RIBAS - NREBN

VANIA VASILIAUSKAS – E.M. MIRAZINHA BRAGA - NREMZ

GUSTAVO LEANDRO DE SIQUEIRA PRESTINI – E.M. PILARZINHO - NREBV

Contempladas para a peça em 11/05, 18h30min:

LÍDIA MARIA SOARES MARTINS CLAUDINO - CEI TEREZA MATSUMOTO - NREBQ

PRISCILA SFEIR RATACHESKI LOURENÇO - CMEI CINDERELA - NREBV