CONVIVÊNCIA E INFLUÊNCIAS Amigos do Masa

Por Megusta Curitiba

Livro-catálogo da Editora Insight. Projeto denominado “Retratos do cenário artístico de Curitiba dos anos 2000 – Convivência e influências: Amigos do Masa”, tem por objetivo apresentar os trabalhos do artista sob um novo olhar. O modo encontrado para isso foi reunir artistas com os quais ele conviveu e compartilhou influências no contexto artístico de Curitiba, abrangendo os trabalhos entre 1995-2005.

Acrílica sobre tela de Masonori Fukuchima. Título: Zoomorfismo.

 

Durante a carreira artística de Masa, ele trocou experiências com muitos artistas em Curitiba, sendo influenciado pela cultura paranaense. Sendo assim, além das obras de Masa, estarão em exposição obras de artistas que fizeram parte de sua trajetória. São eles: Ana González, Everly Giller, Geraldo Leão, Dulce Osinski, Cristina Mendes, Mari Ines Piekas e Rosa Bruinjé (in memorian).

Para cada artista, um capítulo do livro com uma minibiografia e relatos de convivência com Masanori Fukushima. Os artistas são apresentados pela jornalista Márcia Luz, que também buscou quais eram as percepções deles com as obras de Masa. Os relatos são uma oportunidade única para os leitores conhecerem um pouco mais sobre esses importantes artistas de Curitiba. O livro também traz um panorama, de autoria do jornalista José Carlos Fernandes, do cenário artístico curitibano, naquela época.

A curadoria ficou a cargo do professor e crítico de arte Fernando Bini, que apresenta, no livro, um texto sobre as influências e relações entre os artistas. No capítulo “Texto e imagem, escritura e pintura: Masanori Fukushima”, escrito por Bini, ele conta que Masa acreditava na “universalidade da arte”: “Por ser um viajante constante entre dois mundos, o Oriente e o Ocidente, Masa sempre viu como necessário compreender os elementos particulares, e mesmo regionais, de cada situação artística”.

Crédito – Guilherme Pupo.

 

Para participar do sorteio, preencha o formulário aqui!