Conselho - Vila Califórnia, Centro Municipal de Educação Infantil

Educação Infantil Cidadã

Pensando no princípio democrático da participação ativa, os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil de Curitiba, reafirmam que a responsabilidade na tomada de decisões de ordem pedagógica, administrativa e financeira dentro de uma instituição pública não se encerra em uma única pessoa, mas envolve o Conselho, com a representatividade de diferentes segmentos que compõe o coletivo da educação infantil: profissionais, familiares e comunidade. Também se destaca a importância da participação das crianças na identificação de necessidades, na discussão e na tomada de decisões em tudo que envolve a qualidade do trabalho desenvolvido no CMEI.

Os Conselhos dos CMEIs de Curitiba, implantados a partir de 2004, tiveram o apoio do Departamento de Educação Infantil, que vem desde então, investindo na formação continuada dos conselheiros, com o objetivo de orientar a prática da democracia reflexiva e clara em seus espaços de atuação, assim como aprimorar conhecimentos e concepções relacionadas à educação infantil.

Os Conselhos possuem seu Estatuto específico. Atualmente este, encontra-se em reformulação, assim que finalizado, estaremos disponibilizando.

Ficha de dados do Conselho CMEI Vila Califórnia