Conselho - Prof.ª Érica Plewka Mlynarczyk, Esco

Conselho da Unidade

 

O que é?

Gestão Democrática na escola pública é um processo por meio do qual decisões são tomadas, encaminhamentos são realizados, ações são executadas, acompanhadas, fiscalizadas e avaliadas coletivamente, isto é, com a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
A importância do Conselho de Escola está, portanto, no fortaleciemento do poder da cidadania da comunidade a quem a escola efetivamente pertence, garantindo pleno acesso às informações referentes aos assuntos escolares.

Quem participa?

"É um órgão colegiado organizado na escola e formado pelos representantes de todos os segmentos da comunidade escolar para discutir, normatizar, aconselhar e deliberar sobre questões importantes do cotidiano escolar."
Participam do Conselho de Escola pais, alunos, professores, pedagogos, funcionários, membros da APPF e instituições comunitárias.
O bom desenvolvimento da democratização no contexto da escola pública, depende da sua organização e comprometimento, pois suas decisões devem refletir a diversidade de interesses e compreensões existente entre os diferentes segmentos envolvidos. Representa a comunidade escolar e local no enfrentamento de desafios educativos e de problemas sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.