Conhecer para Prevenir

   

Todas as Unidades Educacionais do Município de Curitiba, participam do Programa Conhecer para Prevenir. O qual tem como objetivo Implementar práticas de prevenção contra acidentes e outros tipos de emergências, contribuindo para a redução do risco de desastres no ambiente escolar e na comunidade.

  • Formar servidores e prestadores de serviços da Rede Municipal de Ensino, em Primeiros Socorros e Noções ao Combate a Incêndios;
  • Formar crianças e estudantes para o abandono da edificação ou a permanência segura, em caso de um evento adverso;
  • Difundir os conceitos de Proteção e Defesa Civil e o cuidado com o meio ambiente, em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino e na Comunidade.

 

      

 

LEI LUCAS

Sancionada em 2018, a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros. 

Lei Municipal à nº 15.346/2018, institui a Lei Lucas, que dispõe sobre a obrigatoriedade de profissionais com curso de primeiros socorros em todas as unidades de ensino da rede pública.

Art. 3º Os alunos devem receber aulas de primeiro socorros, na forma de atividades educativas e palestras, durante o período letivo regulamentar.

 

São os primeiros minutos que podem salvar uma vida!

 

 

SAMU NA ESCOLA

Considerando que a escola tem uma função social e pedagógica em todos os aspectos da formação do cidadão, nesta perspectiva esta inclusa a promoção da saúde, prevenção de doenças e de acidentes entre crianças e adolescentes. A finalidade de realizar esse trabalho é fazer com que se tornem multiplicadores dos conhecimentos e agentes atuantes no campo escolar e familiar e social.

Aproximar o Serviço pré-hospitalar da comunidade em geral;

Esclarecer e orientar a comunidade sobre a atuação do SAMU/SIATE,

Prevenção de agravos a saúde – cardiovasculares violência e noções sobre primeiros socorros.

Conscientizar a importância de atuação correta em situação de risco.

Intensificar o combate aos trotes e ligações indevidas.

Provocar e estimular nas crianças e adolescentes o interesse pela carreira Profissional na área da saúde.

 

         

 

 

Dúvidas: assistencialog@edu.curitiba.pr.gov.br