Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

PROJETO ABE LINHAS

PRIMEIRA ATIVIDADE - CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

            As crianças da turma do Maternal II B estão participando o projeto ABE LINHAS e a cada dia estão descobrindo e conhecendo mais sobre as abelhas e os jardins de mel. Cerca de 30 crianças e 3 professoras da Educação Infantil estão participando do projeto.

            Em roda de conversa a professora Márcia iniciou sua fala sobre as abelhas, questionando que já havia visto uma abelha, locais que viram e como era a abelha, se tinham algum medo, entre outros questionamentos para despertar a curiosidade e interesse das crianças e assim, também levantar os conhecimentos que as crianças já tinham relacionadas a abelha.

            A conversa com as crianças fluiu por muito tempo e então as professoras explicaram a respeito da participação da turma no projeto e como era importante o cuidado com as abelhas na natureza.

            Com as crianças entusiasmadas, as professoras lançaram a idéia de fazer uma isca no CMEI para coletarem e cuidarem das abelhas e para isso deveriam pensar num lugar para atrair as abelhas.

            As crianças saíram pelo CMEI em busca de um lugar ideal para colocar a isca, não poderia ter muito sol e cuidar todos os dias. Para a isca foi preciso uma garrafa PET, um líquido com cheiro doce para atrair as abelhas, esperar secar esse líquido, embrulhar a garrafa com papel e depois com plástico preto para ficar bem protegido. Depois da isca pronta e local escolhido, as crianças do Maternal II B foram nas demais salas para contar para as demais crianças do CMEI que tínhamos uma isca de abelhas e os convidaram a cuidar da isca e ficarem atentos caso vissem alguma abelha na isca teriam que avisar imediatamente as professoras.

Depois de realizar todos esses procedimentos é que as crianças puderam colocar a isca no local escolhido.

            Todos os dias as crianças vão até o local para ver se as abelhas já estão aparecendo. A turma aguarda ansiosa para a chegada das abelhas e as próximas etapas do projeto.

   

Texto escrito pelas professoras Márcia Oliveira, Fernanda e Karen do Maternal II, com o apoio da pedagoga Rosana.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

     Dando continuidade a proposta do Jardim de Mel, as crianças do Maternal II B e as professoras construiram um jardim com o intuito de atrair as abelhas. Para ajudar nesse jardim, o Maternal II B convidaram as crianças do PRÉ U para ajudá-las. Cerca de 50 crianças e 5 professoras participaram dessa etapa do projeto.

     As crianças ficaram bastante empolgadas e deixaram o jardim bem bonito e colorido. Todas os dias as crianças do Maternal II B fazem a verificação da isca para observar se alguma abelha já foi atraída pela isca. Até o momento muitas abelhas voam ao redor da isca mas não entraram para formar seu casulo. 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Momento muito esperado pelas crianças e famílias, a inauguração do Jardim de Mel espaço construido com muito carinho e cuidado pelas crianças e professoras, ocorreu no dia 14 de novembro com as crianças do Maternal II B e seus familiares.

Desde que iniciaram o projeto as crianças e famílias foram envolvidas em propostas de pesquisa sobre as abelhas sem ferrão, curiosidades, roda de conversa, escolha do melhor locar para colocar a isca para capturar as abelhas, monitoramento diário para verificar se houve captura e a construção do Jardim de Mel.

A empolgação foi geral e as famílias perguntavam todos os dias se já conseguimos trazer alguma abelha, porém até o momento não conseguimos capturar nenhuma abelha mas estamos no aguardo do grande momento.

As crianças envolvidas no projeto forão as 30 crianças do Maternal IIB e seus familiares juntamente com as 3 professoras da turma.

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2019/11/jpg/00258442.jpg

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2019/11/jpg/00258443.jpg

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2019/11/jpg/00258444.jpg

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2019/11/jpg/00258445.jpg

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2019/11/jpg/00258446.jpg

00251325.jpg
Construção do Jardim
1/4