Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Jardins de Mel

 

            Iniciamos a proposta com a turma do Pré II em uma roda de conversa apresentando às crianças o tema "Abelhas Nativas sem Ferrão". Explicamos a importância das abelhas nativas sem ferrão para a polinização das plantas e para a preservação do nosso ecossistema. Ouvimos o que as crianças já sabem e o que desejam saber. Confeccionamos um quadro com as informações que as crianças já sabem sobre as abelhas e suas curiosidades para ir alimentando no decorrer do projeto. Mostramos imagens, vídeos para repertoriar as crianças sobre as abelhas. Conversamos também sobre o cuidado e preservação do planeta e a importância das abelhas para a conservação do ecossistema.  Após, enviamos para as famílias uma pesquisa sobre as abelhas, para que os os responsáveis juntamente com as crianças escrevessem o que sabem sobre abelhas sem ferrão.

            Propomos um desenho que representasse o que as crianças compreenderam sobre o tema e expomos no corredor do CMEI.

             Após esse momento, apresentamos para as crianças o termo Jardins de Mel e a proposta de instalação de uma isca para atrairmos as abelhas para o CMEI e assim, criarmos o nosso próprio Jardim de Mel. 

          Instalamos juntamente com as crianças a isca após a escolha do local mais florido do CMEI. Um local arborizado, com sombra, próximo ao parquinho.

         Essa proposta envolve a turma de Pré II, com 32 estudantes e duas professoras.

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE

Dando continuidade ao projeto, as crianças do Pré II do CMEI Dona Bertha iniciaram uma pesquisa sobre as abelhas e sua importância para o nosso ecossistema. Atrelado a isso, pensando também na preservação da natureza do entorno, iniciamos uma campanha de preservação da mata que fica no terreno baldio ao lado do CMEI, chamado pela comunidade educativa de bosque. Após visita das crianças ao bosque, para várias vivências e experiências, fizemos uma campanha com os pais e com os vizinhos pedindo pela preservação do local. Confeccionamos faixas, as fixamos no bosque como um apelo para não desmatar e não jogar lixo e também solicitamos a PMC a limpeza do espaço.

Dentro do espaço da unidade as crianças estão observando a isca para as abelhas. Ela está fixada em uma árvore bem florida que recebe a visita de muitas abelhas. Porém a isca ainda não foi descoberta e as crianças e professores continuam monitorando mas não ainda não há novidades.

Essa proposta envolve a turma de Pré II, com 32 estudantes e duas professoras e também a comunidade educativa.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

O nosso jardim de mel ficou pronto, com placas indicativas explicando para a comunidade educativa onde está a isca. Há uma presença constante das abelhas, porém a isca ainda não foi visitada. As crianças fizeram pesquisas, experiências, tiveram contato com um favo, provaram o mel, fizeram pão de mel e foram visitar o Jardim de Mel do Museu de História Natural no dia 05/11.

O O Jardim de mel foi inaugurado no dia 18/11 com a presença de alguns familiares no mesmo dia do plantio de árvores na unidade. As crianças confeccionaram placas indicativas e explicaram sobre o jardim.  A proposta envolveu 32 crianças da turma do Pré II, 02 professoras e 12 familiares