Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

Professoras: Edinéia Costa Rosa e Simone Aparecida Ribeiro de Lima de Azevedo

Turmas envolvidas: Pré A e 5° ano A

Quantidade de crianças envolvidas: 58

Quantidade de professores envolvidos: 2

1º ATIVIDADE – CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

Na primeira semana (de 16 a 23 de setembro) promovemos entre os estudantes diálogos sobre as abelhas e sua contribuição para todo o ecossistema e também foram exibidos vídeos informativos sobre as diferenças entre as abelhas sem ferrão e abelhas africanizadas.

Após esse momento todos perceberão a necessidade de informar mais pessoas sobre as diferenças entre as abelhas a fim de promover a desmistificação da abelha como um inseto perigoso e assim proteger sua vida  que é tão importante para nossa existência , por isso e juntos elaboramos uma estratégia para promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância das mesmas para a vida e a natureza e decidiu-se por confeccionar um mural e expor na escola.

As crianças do Pré realizaram a pintura com tinta guache de papelão reciclado para confeccionar uma colméia e os estudantes do 5° A confeccionaram  algumas abelhas, com rolos de papel higiênico e retalhos de outros materiais, ainda  realizaram pesquisa e elaboraram algumas filipetas com informações importantes sobre as abelhas.

Em outro momento, reunimos as duas turmas para a montagem do mural, o qual está exposto e foi amplamente divulgado oralmente junto aos pais bem como por meio de rede social.

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE

Como parte da segunda etapa do concurso abeLinhas dos conhecimentos, realizamos a implantação da isca para atrair abelhas sem ferrão e realizamos obras de melhorias em nosso jardim, com a plantação de flores.

Inicialmente as criaças participaram do preparo da isca, e fizeram um passeio pelo pátio da escola buscando um lugar apropriado para instalar mesma.

Escolhido o lugar, pensamos em como poderíamos torna-lo mais atrativo e assim decidimos construir um jardim com flores da época no entorno da arvore em que a isca foi instalada.

Em seguida realizamos o preparo da trra e plantio de flores da estação bem como o cuidado diario para su cultivo.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

Professoras: Edinéia C. Rosa e Simone Aparecida Ribeiro de Lima de Azevedo

Turmas envolvidas: Pré A e 5° ano A

Quantidade de crianças envolvidas: 58

Quantidade de professores envolvidos: 2

3º ATIVIDADE – INAUGURAÇÃO DO JARDIM DE MEL

DOCE MEL

 

No último dia 21 de novembro de 2019, no periodo d manhã, as 9:00h, nas dependencias da Escola CEI Professor Adriano G.C. Robine  aconteceu  a inauguração do nosso Jardim de Mel!

Participaram desse momento todos os alunos, professores, direção e funcionários em geral, bem como alguns pais dos alunos envolvidos.

A Diretora da Escola Nanci Córdova, deu as boas vindas a todos os presentes e apresentou o jardim informando que o mesmo resultou de um projeto desenvolvido pelas crianças e professoras das turmas do PRE A e 5º A. Em seguida a professora  Edi Rosa,  do Pré A explicou aos presentes como ocorreu a construção, informou  também sobre a importância das abelhas sem ferrão e sua contribuição para meio ambiente.Ainda realizou agradecimentos aos parceiros e colaboradores que se envolveram no projeto e ajudaram a tornar realidade esse sonho singelo e perfumado que brotou no coração da turminha do pré e foi abraçado pela escola toda.

Um grupo de alunas do 5º A fizeram uma linda apresentação declamando um poema de Cecilia Meireles , “ Leilão de Jardim”, encantando ainda mais  todos que participavam do evento.

Após esse momento realizamos oficialmente a inauguração do Jardim DOCE MEL (nome escolhido pelos alunos através de votação) e fixamos a placa que também foi elaborada pelos alunos do 5º A e eleita em votação pela escola.

 Dessa forma completamos o projeto inicial da construção de um jardim de mel, embora ainda não conseguimos atrair as abelhas, porém nos manteremos firmes e persistentes, cuidando das flores e realizando a manutenção da isca, pois estamos certos de que a natureza tem seu tempo e as abelhas também, por isso esperaremos e construiremos  um ambiente ainda mais atrativo para nossa sonhada colmeia.

Ao final do evento a Vice Diretora Audrey Esteci, lembrou a todos que o jardim é um espaço coletivo que pode ser desfrutado por toda a escola e também responsabilidade de todos cuidar e manter da melhor forma possível e assim todos os alunos puderam passear pelo jardim antes de retornarem as suas salas.