







PRIMEIRA ATIVIDADE
Prática ou aula extra: Prática Ambiental
Objetivo: Identificar como as atividades humanas impactam os ambientes natural e transformado.
Reconhecer ações e atividades humanas que possibilitam atender ás necessidades atuais da sociedade, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
CONCURSO ABELINHAS DO CONHECIMENTO
Para esse concurso, escolhemos trabalhar os conteúdos sobre abelhas melíponas, com os estudantes dos segundos anos, contemplando os objetivos descritos acima.
Para a implantação da isca, escolhemos uma árvore do nosso bosque. O local ainda não tem muitas flores, mas vamos revitalizar o espaço, fazendo jardins, tanto no chão como suspensos, para que fique mais atrativo e confortável para as abelhas que aqui escolherem se enxamear. É um local arborizado, onde bate sol, mas também faz sombra. Estão envolvidas, nesse projeto, as três turmas de segundo ano integrais. Fizemos uma atividade de conscientização para todas as turmas da escola, por meio de um jogral e imagens de espécies de abelhas melíponas mais comuns no Brasil, ressaltando a importância das abelhas para a produção de alimentos e nutrição das pessoas e dos animais. Estamos monitorando o local da isca várias vezes, diariamente, mas devido ao tempo chuvoso e nublado ainda não constatamos a presença de abelhas, mas estamos na expectativa.
Para a divulgação do projeto, os estudantes dos segundos anos A, B e C do turno Integral, apresentaram um jogral e imagens das principais abelhas nativas do Brasil, para as demais turmas da escola
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM ABELHAS SEM FERRÃO?
SIM, ELAS EXISTEM. SÃO ABELHAS NATIVAS DO BRASIL.
PRODUZEM UM MEL MUITO GOSTOSO, SAUDÁVEL E COM PROPRIEDADES MEDICINAIS.
AS ABELHAS SEM FERRÃO SÃO CHAMADAS MELÍPONAS.
AS ABELHAS ESTÃO EM RISCO DE EXTINÇÃO.
DEVIDO AO DESMATAMENTO, QUEIMADAS E DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
SE AS ABELHAS ACABAREM, MUITOS ALIMENTOS TAMBÉM DEIXARÃO DE EXISTIR.
SEM ABELHAS, SEM ALIMENTOS.
AS MELÍPONAS MAIS CONHECIDAS, AQUI NO BRASIL SÃO: URUÇU, JATAÍ, MIRIM E MANDASSAIA.
AQUI EM CURITIBA TEM JARDINS DE MEL NOS PARQUES BARIGUI E PARQUE DA CIÊNCIA.
PARA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO, A PREFEITURA ESTÁ IMPLANTANDO JARDINS DE MEL NAS ESCOLAS.
COLOCAMOS ISCAS AQUI NA NOSSA ESCOLA, SE AS ABELHAS APARECEREM, TEREMOS UM JARDIM DE MEL.
DEPOIS DE ALGUNS MESES, PODEREMOS PROVAR UM DELICIOSO MEL.
VAMOS CUIDAR BEM DESSE JARDIM, PARA A PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS.
CONVIDAMOS TODOS A CUIDAREM DA NATUREZA COM AMOR, CUIDADO E RESPEITO Á TODOS OS SERES.




.
SEGUNDA ATIVIDADE
ESCOLA CEI PROFESSORA NAIR DE MACEDO
PROFESSORA: Luci Bento Afonso
PROJETO ABELINHAS DO CONHECIMENTO
2ª ATIVIDADE
Para a manutenção do Jardim de mel, as crianças dos segundos anos A, B e C, plantaram flores, em floreiras. As espécies escolhidas foram: Alysson branco e Boca de leão, por serem atrativas para as abelhinhas. São participantes desse projeto aproximadamente 75 crianças do segundos anos e eu. Contamos com o apoio da direção, setor pedagógico. Toda a escola também está consciente da realização deste projeto. Diariamente, fazemos a observação das iscas nos horários de recreio e regamos as flores. Durante as aulas estudamos mais sobre as abelhas melíponas, por meio de vídeos, pesquisas, desenhos, rodas de conversas, tec. Utilizamos o ODS 1 e 2, como subsídio de estudo e pesquisa, para criarmos ações que possam contribuir para que esses objetivos sejam alcançados.
Nossa horta está em processo de revitalização, estamos aguardando chegarem mudinhas de flores, provenientes do Horto Municipal, para serem plantadas nos blocos de concreto que formam os canteiros da horta, contribuindo com a polinização.
Estamos ansiosos pela chegada das abelhinhas, que exercerão papel fundamental na produção dos alimentos da horta e do pomar.
TERCEIRA ATIVIDADE
ESCOLA CEI PROFESSORA NAIR DE MACEDO
ESTUDANTES: 2º ANO A
DATA: 11/11/ 2019
Prof.ª : Luci Bento Afonso
PRÁTICA AMBIENTAL
INAUGURAÇÃO DOS JARDINS DE MEL
Para facilitar a captura das abelhas, instalamos mais duas iscas, em dois locais
distintos, aqui em nossa escola.
A inauguração dos Jardins de mel, aconteceu na segunda feira dia 11/11/2019, com a
participação dos estudantes do 2º ano A e a professora Rosimira que trabalha com apoio
pedagógico de português.
Para esse evento, convidamos o Sr. Felipe, especialista em abelhas, membro da
Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, mas por outras demandas de trabalho que
surgiram de última hora, não pode comparecer. Havíamos convidado algumas famílias para
representar a comunidade, porém não compareceram devido ao cancelamento da palestra
com o Sr. Felipe.
Realizamos a inauguração simbólica dos jardins de mel e postamos na página do
facebook da escola, para informar a comunidade sobre o projeto.
O evento aconteceu, mesmo estando chovendo um pouco, com os 25 alunos do
segundo ano A, eu e a profª. Rosimira.
Os estudantes continuam ansiosos aguardando a chegada das abelhinhas
Dizem que quanto mais bem pisadas as uvas, melhor vinho dará. Prefiro acreditar nas
abelhas, que quanto mais flores e menos hostilizadas, melhor mel fará! Assim é a vida. Quanto
mais bem fizer, melhor retorno terá.
Edmilson Silveira
Link Jogral - https://photos.app.goo.gl/iXMCYr8Ky5LJh9wd9