Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

Algumas turmas da Escola Municipal CEI Jorn. Cláudio Abramo está participando do Concurso AbeLinhas do Conhecimento, que visa promover a conscientização da necessidade e importância da preservação das abelhas a partir da construção de jardins de mel. Com a construção de jardins de mel, a conscientização de estudantes e professores (as) será ampliada, tendo em vista a importância e da necessidade do cuidado e preservação das abelhas, para a manutenção da vida no planeta.

DESCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CONCURSO

Quantitativo de turmas envolvidas: 06 turmas.

Quantitativo de estudantes envolvidos: 176 estudantes, sendo:

26 do Pré Único;

30 do 1º ano;

120 do 2º ano.

Quantitativo de professores envolvidos:  07 professoras, sendo:

01 professora (regente) do Pré Único;

01 professora (regente) do 1º ano.

05 professoras (4 regentes e 1 corregente) do 2º ano;

Práticas já realizadas para a participação no Concurso AbeLinhas do Conhecimento:

Participação no WORKSHOP JARDINS DE MEL, realizado no Museu de História Natural, no dia 12 de setembro de 2019, no período da tarde.

Encontro das professoras envolvidas no concurso para o planejamento das ações.

Identificação e reflexão sobre a área que irá receber a isca.

Após conversar e refletir sobre o melhor lugar da escola para posicionar a isca as professoras colocaram a isca no local selecionado.

ATIVIDADES REALIZADAS– CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

Prática realizada no Pré Único: Contação de história, roda de conversa, produção de um cartaz e visita ao espaço onde a isca foi colocada.

Descrição: Para contextualizar a proposta do Concurso AbeLinhas as crianças do Pré participaram de uma contação de história que possibilitou verificar a importância das abelhas no meio ambiente. A história permitiu que as crianças se envolvessem com a proposta central participando ativamente, com o desenvolver da história aos estudantes foram produzindo um cartaz que agora serve como referência da participação da escola no concurso.

Em seguida, compartilharam informações sobre o que conheciam sobre as abelhas e sua importância para o meio ambiente. Para edificar novas reflexões dois vídeos foram produzidos para contextualizar o que havíamos conversado até aquele momento.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=74&v=w9HbgKnPBeU

https://www.youtube.com/watch?v=kPkKcOxuDIA

Em outro momento as crianças puderam conhecer o ambiente que a isca foi posta e ficaram admiradas com  a proposta, estão ansiosas para ver as abelhas na isca para então comer mel!

Prática realizada no 2º ano: “A importância das abelhas para o meio ambiente”.

Descrição: apresentamos para as crianças a isca e que eles serão os “guardiões das abelhas sem ferrão”, realizaram uma pesquisa sobre a importância das abelhas para o meio ambiente; e houve ainda debate sobre tema abordado. Para ampliar o conhecimento assistimos vídeos sobre o assunto tratado.

Breve relato: algumas crianças do 2º ano observaram que havia uma abelha na cancha no momento da  aula de Educação Física e percebemos que já estão familiarizados com elas, pois não a mataram e nem estavam desesperados. 

https://www.youtube.com/watch?v=rk1cvuY_Vzc

https://www.youtube.com/watch?v=BvGwLGmwOzE

Prática realizada: observação do local da isca para verificar possíveis movimentações.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/videos/abelinhas-video-1/2087/0/3350/153

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/videos/abelinhas-video-2/2088/0/3351/153