Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

A escola mobilizou os alunos sobre a importância das abelhas como polinizadoras e sua fundamental função para a vida do planeta, realizando diversificadas atividades para despertar o interesse de todos os alunos envolvidos. No primeiro momento, foram trabalhados diferentes vídeos informativos sugeridos pelo Linhas do Conhecimento e discussões com os alunos do assunto. Após, os alunos também tiveram fundamentação teórica com estudos do guia "Jardins de Mel". Em seguida, os alunos do 4º ano visitaram as outras turmas repassando as informações obtidas e conscientizando todos da função importantíssima de preservação da espécie das abelhas. Com isso, os alunos do 1º ano A e B plantaram algumas mudas de flores para dar início a construção do nosso jardim de Mel. A sequência de atividades foi encerrada com o filme "BEE MOVIE: a história de uma abellha". Nesse instante os alunos refletiram sobre os conteúdos abordados em aula e os apresentados na ficção. O quantitativo de turmas envolvidas  foram 3, mas todas as turmas da escola do período da tarde receberam as instruções realizadas pelos alunos envolvidos. O projeto está sendo desenvolvido pela professora Marília nas aulas de Práticas Ambientais, contudo todos os funcionários e professores estão engajados na preservação e manutenção dos trabalhos já realizdos na escola para a construção do Jardim de Mel.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

     Para iniciarmos a construção do Jardim de Mel na unidade, foi primeiramente pensado no melhor local disposto para que isso fosse possível. A escolha deste local se deu por haver algumas árvores, ter sol pela manhã e sombra no período da tarde, além de ser um local com pouco calçamento. A construção do Jardim de Mel não se encontra totalmente inacabada precisando ainda fazer algumas melhorias no chão, cercar e instalar uma escada para facilitar o acesso dos alunos. As ações planejadas e realizadas com os estudantes objetivou a limpeza do local, a plantação de algumas flores e a confecção e instalação da isca.

 

Relatório


TERCEIRA ATIVIDADE

A inauguração do Jardim de Mel do CEI do Expedicionário aconteceu no dia 26 de outubro de 2019 e contou com a mostra de um video explicativo, produzido pelos alunos do 4º ano, no qual apresentaram uma breve síntese sobre a importância das abelhas para a vida de todos os seres vivos e com isso a importância da preservação da espécie. Esse evento contou coma participação dos alunos do 1º ano A, 1º ano B, 4º ano, sendo um total de 65 alunos, assim como a participação de todos os professores da unidade, inspetores, equipe diretiva e pedagógica, além também da presença da comunidade com a presença de 50 pais. 

Vídeo "A importância das abelhas"

 

 

00244167.jpg
Abelinhas do conhecimento
1/7