Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

 

Por motivos externos, a professora não pode ir ao Workshop Jardins de Mel, ficando sem a isca, mais isso não impossibilitou o trabalho. Iniciamos, escolhendo um espaço para ser colocado a isca para a captura das abelhas Meliponinas, procurando encontrar um local onde houvesse uma vegetação mais diversificada. Com o auxílio de alguns professores e pedagoga, escolhemos um ambiente onde possui algumas árvores frutíferas, verduras e flores. Neste projeto será envolvido todas as turmas da unidade, onde após o Workshop Jardins de Mel, que será realizado ainda, incluiremos toda a unidade.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

Para a manutenção e ampliação de nosso Jardim de Mel, contamos com as turmas do Pré Único, Maternal II B e Maternal Único. A turma do Pré Único veio com um trabalho de ampliação da horta, onde os pais contribuem com o envio de sementes e envio de borra de café para o processo de compostagem. Todas as turmas participam do processo de compostagem, guardando diariamente as cascas de frutas de consomem no CMEI. O Maternal II B também colaborou no plantio de novas mudas. Já a turma do Maternal Único ficou mais na parte de observação das abelhas e cuidados com a limpeza do local. De modo geral, todas as turmas participam da observação diária da isca, ficando ansiosos para a chegada das abelhas.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

A inauguração do nosso “Jardins de Mel” foi realizado no dia 11/11 às 09h30min, onde foram convites para os pais participarem.  Devido estar um dia chuvoso, tivemos que alterar um pouco a programação feita, mais não deixou de ser maravilhosa. Houve uma fala geral sobre o projeto realizado e da importância das abelhas para a humanidade, algumas crianças falaram um pouco de seus conhecimentos, enriquecendo mais a ocasião. Logo em seguida, foi ofertado um café, com a mesa disposta de bolachas de mel, pão, mel, bolachinhas sortidas, chá e sucos. Para este momento, contamos com a presença da Adriana Rodrigues e Kátia Burgel da regional do Pinheirinho, de 02 pais (um do Pré Único e outro do Maternal Único), de todas as turmas e professores do CMEI, e da EPA. Foi realizada uma revitalização do espaço, com pintura dos muros e pneus e o plantio de flores e enfeites ornamentais, para que no próximo ano, possamos dar continuidade a captura das abelhas.