Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

AbeLinhas do Conhecimento    O Jardim que dá mel

             As crianças do Maternal Único iniciaram neste mês estudos sobre as abelhas e descobriram que muitas delas não possuem ferrão e produzem um delicioso mel a partir das flores encontradas nos jardins, que por não terem ferrão não oferecem risco à saúde das pessoas. Que as abelhas são responsáveis pela polinização das flores e de outras plantas contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.  

            Que o mel é docinho as crianças já sabiam, mas aprenderam que ele é mais saudável que o açúcar e pode ser consumido natural, com frutas, em receitas culinárias e remédios.

            Foram tantas descobertas que decidiram compartilhar os conhecimentos com os colegas das outras turmas convidando-os a participarem da construção do Jardim de Mel do CMEI. 

            A professora Carolina é a responsável pela implementação do projeto AbeLinhas do Conhecimento no CMEI, ela passou em todas as turmas mostrando a armadilha construída no workshop explicando para as crianças e  professoras sobre o novo jardim. Serão cinco turmas envolvidas, total de 102 crianças e 17 professoras.

          Para começar escolheram o jardim da frente da unidade para abrigar o novo jardim, plantaram mudas de flores em canteiros de pneus e iniciaram a renovação da horta.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM DE MEL

            Este mês as crianças de todas as turmas se empenharam bastante para construir o Jardim de Mel do CMEI Uberlândia. Elas já haviam pesquisado sobre a importância das abelhas na reprodução das plantas, na produção do mel e que este é um adoçante natural que faz bem à saúde, com estas informações se empenharam em revitalizar o jardim com novas flores e refazer a horta.

            Foi um trabalho teórico e prático com pesquisas em livros, revistas, vídeos, catálogos on line sobre as flores que as abelhas mais apreciam, juntas selecionaram algumas e realizaram compra on line de sementes de: girassol, amor perfeito, margarida, cravo, enquanto as sementes não chegavam as famílias contribuíram doando algumas mudas que foram plantadas pelas crianças. Quando as sementes chegaram foram plantadas em sementeiras e estão sendo observadas pelas crianças diariamente.

            A horta foi refeita e todos solicitaram que o canteiro de morangos deveria aumentar. O pedido foi aceito.

            Com o Jardim de Mel bem encaminhado iniciou-se as anotações diárias de acompanhamento da isca instalada, até o momento as crianças, nem os adultos perceberam a presença de abelhas na isca, porém as professoras já viram algumas sobrevoando o espaço.

            Algumas crianças do Maternal Único acharam que as abelhas estão demorando para chegar, as professoras propuseram uma pesquisa e descobriram que as abelhas preferem clima mais quente e o nosso Jardim foi feito num dia mais ameno e nublado e esta pode ser uma das razões das abelhas ainda não terem descoberto o nosso endereço.

            Participaram desta etapa cinco turmas no total 102 crianças e 17 profissionais.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

CMEI apresenta Jardim de Mel para comunidade com exposição, oficina de iscas para abelhas e degustação de mel.

          Treze de novembro de dois mil e dezenove data escolhida pelo Maternal Único para mostrar  à comunidade, familiares e amigos do Centro Municipal de Educação Infantil Uberlândia o Jardim de Mel preparado pelas crianças com a ajuda das professoras. O Maternal Único é quem está comandando esta pesquisa e repassando aos colegas o resultado do que estão aprendendo: são vinte crianças e duas professoras pesquisando quase que diariamente na internet vídeos, fotos, imagens, textos, realizando compras de sementes, mudas de flores, terras e outros artefatos para incrementar e embelezar o jardim. Realizaram visitas nas salas dos colegas e repassaram suas experiências para mais quinze professoras e oitenta e dois colegas, além das duas colaboradoras da alimentação e das três da limpeza, incluiremos nesta conta a pedagoga e a diretora que aprenderam entre tantas coisas que a mamangava não é abelha, porém é muito importante para a polinização dos maracujás.

            Para receber a comunidade, familiares e amigos todos se envolveram de alguma forma: uma das propostas ocorreu num  dos dias de integração onde as crianças pintaram as flores de garrafa pet para decorar o jardim. Todos colaboraram plantando as mudas de flores e hortaliças, as professoras pintaram os pneus. Em sala apreciaram músicas e poesias, a mais apreciada foi Rancho das Flores de Vinícius de Moraes a qual motivou a escolha de algumas das flores que estão no jardim. Foi confeccionada a isca para atrair abelhas sem ferrão logo no início do projeto e são realizadas anotações diárias de verificação se as abelhas já estão aparecendo: verificaram que algumas abelhas estão visitando o jardim mas ainda não entraram na isca, a isca estava um pouco pesada e as professoras perceberam que passarinhos bicaram o plástico do recipiente e a água da chuva adentrou umedecendo o material, a isca foi refeita e recolocada no jardim.

            A comunidade, familiares e amigos foram convidados para conhecer o Jardim de Mel do CMEI, para este momento o Maternal Único preparou uma exposição no Jardim com fotos e materiais mostrando o percurso do trabalho realizado para construir este espaço. Para a comunidade as professoras realizaram visita monitorada pelo Jardim e oficina de confecção de iscas ensinando como fazer em casa.

            Na exposição as professoras montaram a Casa do Mel com bolachinhas e mel para degustação com folders para distribuição.

           Antes de abrir a exposição para a comunidade  as professoras levaram as turmas para visitá-la e todas puderam degustar o mel, algumas crianças ainda não conheciam o sabor do mel puro e disseram ter gostado muito,  teve quem desconfiasse do sabor preferindo não provar, porém ao ver tantos “hummm que gostoso” acabou aceitando uma provinha dada pela professora.

            O Jardim de Mel do CMEI é um incentivo à preservação da natureza, começando por nós, aqui produziremos nosso próprio mel, nossas hortaliças, nossos chás. Nossos olhares contemplam cores, flores, folhas, pássaros, formigas, minhocas, joaninhas, sapos. Ouvimos crianças falando sobre tempos de espera e convivência: “a abelha está demorando para vir”, “o passarinho pegou a minhoca que estava na mão da profe”, “profe planta mais morangos”, “mãe vem aqui”, são falas cheias de significados onde criança fala com criança e ouve criança, criança fala com adulto e sabe que será ouvida. Na Educação Infantil a criança tem vez e voz.

 

 

00251216.jpg
FOTO 1A
1/20