Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

PROJETO: Vivências e Experiências no Cotidiano Infantil que Cuida e Educa o Mundo que nos cerca

AÇÃO: Revitalização do espaço externo

PROFESSORAS PERMANÊNCIA: Vanderléia Moreira e Viviane Tetericz Eckel.

TURMAS: Pré I A ; Pré I B

COLABORAÇÃO: Crianças, famílias, vizinhos, equipe CMEI e equipe limpeza que nos ajudam a cuidar das plantas molhando e zelando pelo espaço.

 

O projeto teve início partindo das vivências das crianças no entorno, elas tinham grande preocupação com a quantidade de lixo que era depositada no terreno ao lado do CMEI. O CMEI Eraldo Kuster vem desde o ano passado trazendo temas relacionados ao meio ambiente e as crianças estão inseridas neste contexto onde somos protetores das abelhas e dependemos delas no nosso ambiente, é interessante ver como as crianças são interligadas com a natureza e elas fazem o papel de transmitir isso para as famílias.   Neste ano fomos chamados para participar da entrega do selo dos ODS com o tema Fome zero esse era o nosso foco no início, porém as crianças despertaram o interesse por atitudes sobre o lixo. E foi assim que iniciamos a revitalização do espaço e isso só foi possível, pois tivemos ajuda das famílias, do vizinho que tem uma empresa ao lado CMEI que trabalham com maquinas, foram eles que fizeram a limpeza e que ajudaram trazendo terra e das crianças que ficaram super felizes em contribuir com a mudança. O importante foi que essa transformação conscientizou todas as outras turmas que resolveram no dia da integração das famílias fazer atividades voltada para a sustentabilidade. As turmas do berçário e maternal I usavam muitas sacolas plásticas para colocar roupas sujas, então as professoras fizeram o saco sustentável, feito de tecido e as famílias contribuíram decorando junto com o filho, na turma do maternal I as crianças explicavam para os pais o porquê do uso da sacola ecológica. A turma do Pré I A fez todo um trabalho sobre o uso de copos descartáveis e conversaram com a diretora solicitando a substituição do copo descartável no CMEI por garrafas ou canecas, eles passaram de sala em sala conversando sobre a importância de cada pessoa ter sua garrafa de água.  Como disse Ana Clara do Pré IA ‘’ Vocês acreditam que um copo demora 250 anos para se desmanchar e ainda vai para os rios’’.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

Conversando em sala com as crianças surgiu a pergunta do Daniel PréI B ‘’ Qual a flor favorita das abelhas”? Partindo daí começamos a pesquisar e envolvemos todas as turmas e professores para que juntos arrumássemos o jardim de mel com flores para atrair as abelhas sem ferrão.  Nesse processo de pesquisa descobrimos que as abelhas gostam de girassóis, mosquitinho, lavanda. As crianças do maternal I e o pré I B plantaram girassóis e as outras ajudaram no plantio do mosquitinho e a lavanda. O nosso jardim de mel tem sido o lugar mais visitado do CMEI todos estão ajudando a cuidar e zelar pelo espaço, pois como dizem as crianças. ‘’Nos somos os protetores das abelhas’’.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

 

00241188.jpg
abelhas
1/15