Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

 

PROJETO ABE LINHAS DO CONHECIMENTO

 

JUSTIFICATIVA 

 

 Abelhas são conhecidas por produzirem mel, cera, própolis e pólen.  As abelhas possuem papel fundamental na polinização das plantas. Elas são polinizadoras capazes de incrementar a colheita de pelo menos 87 culturas alimentares agrícolas, contribuindo também para a conservação do meio ambiente e o equilíbrio dos ecossistemas. (KLEIN et al. 2007, apud MAUÉS, 2015). 

 No Brasil, as abelhas nativas, sem ferrão, denominadas Meliponinas, são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de plantas. (CURITIBA, 2019). 

 

OBJETIVO

Nossa atividade principal é a educação ambiental, preservar as abelhas sem ferrão e conhecê-las melhor e orientar a comunidade sobre a importância das albelhas e identificar as ODS 

atrair o maior número de abelhas para o jardim de mel, com iscas de garrafa pet.

Nossa escola está participando do concurso Abe linhas e a primeira atividade é colocar a isca, com a garrafa pet com o atrativo que a bióloga Solange nos ofertou. 

Devemos aguardar em torno de setenta dias, prazo para que a bióloga venha até a escolar retirar a garrafa pet com as abelhas que possivelmente iremos capturá-las.   Instalamos nossa isca no dia 16/09/2019 e vamos retirá-la no dia 24 de novembro conforme o calendário construído pelos estudantes.

2º todas as crianças terão oficinas de como fazer uma isca e cada turma terá o seu representante para ensinar as outras crianças e cuidar diariamente da sua isca

3º cada  turma recebeu uma planilha para anotar suas observações diárias  

oficina de iscas com os representantes de cada turma

1 ano aprende e ensina  dividindo conhecimentos.

5 ano Representante Mateus

 

4 ano Clara Maria

oficina com os representantes

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

4º Organização do Meliponário. para receber as abelhas, caminho das sensações para que as crianças possam tirar seus sapatos e caminhar no caminho dos sonhos sugestão do estudante do quinto ano, pensou em um caminho que pudesse atender as crianças menores do primeiro ano. Momento de muita generosidade e união a equipe diretiva e os Amigos do Rio, professores e crianças, juntos realizaram com sucesso a tarefa

NOSSO GRITO DE GUERRA: “UM POR TODOS E TODOS POR UM! UM POR TODOS. 

E TODOS POR UM MUNDO MELHOR”!  EU ACREDITO QUE JUNTOS SOMOS UM.

 

5º Agora com as iscas prontas podemos escolher as árvores ideais para colocá-las e aguardar a captura. 

4º B

3º B - prova cumprida isca instalada

1º ano C- bosque

 

1º ano A-horta

Prova cumprida oficina de iscas - crianças do projeto Horta 

ensinam os primeiros anos os segredos das iscas. 

5º ano A

3º ano A instalou fora da escola

3º C - horta

4º ano A horta

Isca que representa toda a escola - nessa isca está o 

atrativo oferecido pela bióloga 

Solange está no jardim de mel 

instalamos no dia 16/09/2019 - as abelhas já estão rondando

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

Terceira Atividade