Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

     

  PRIMEIRA ATIVIDADE

    A partir da sequência didática: Abelhas - as turmas dos 2ºano A e 2º ano C receberam a visita do pai de uma colega o Sr. Tiago Luiz Glowaski apicultor, que veio apresentar as colméias de abelhas sem ferrão: Jataí e Mandaçaia e nos proporcionou momentos alegres de integração, partilha e conhecimento. 

        A partir deste momento de interação e conhecimento sobre as abelhas surgiu o interesse em criar o Jardim de Mel.

     O espaço para o jardim de Mel será no espaço de gramado e arborizado próximo as salas   do ciclo I.

O espaço possui área sombreada com árvores e arbustos de flores, no terreno ao lado da escola também há árvores e flores.   

     Inicialmente estarão envolvidas no projeto 55 crianças e as professoras Karla Weibel, Teresa Ternoski e Soraya Luiz Kleina.

 

                                        

 

SEGUNDA ATIVIDADE

Na semana do dia 02 ao dia 08 de outubro os estudantes de segundo no A do período da manhã e os estudante do segundo ano C do período da tarde, foram divididos em grupos para passar nas demais turmas fazendo a apresentação do projeto e pedindo a colaboração dos colegas quanto ao cuidado com espaço onde a isca seria instalada.

Os estudantes fizeram uma breve apresentação sobre a importância das abelhas e de como seria bom para escola ter um jardim de mel. Todas as turmas se mostraram bastante receptivas e bem empolgadas com a possiblidade de se tornarem os guardiões das abelhas.

No dia 09 de outubro a isca foi instalada.

Neste mesmo dia observamos que havia muitas abelhinhas voando no espaço próximo a instalação da isca. Começamos a observar melhor procurando de onde poderiam estar vindo essas abelhas, foi quando tivemos uma feliz surpresa, em um canto do muro estava uma linda família de abelhas. Entramos em contato com o Thiago pai da Aluna Victoria que é apicultor e o mesmo confirmou que era mesmo uma família de abelhas Jataí.

Vamos manter as abelhas que já estão no muro. Continuamos fazendo a observação da isca todos os dias duas vezes pela manhã e duas no período da tarde.

Professores envolvidos: Teresa Ternoski, Luciana Lima, Paula Demario, Karla Pereira, Soraya Kleina e Glória Galeb.

Crianças envolvidas: no projeto 55 crianças

Crianças sensibilizadas pelos estudantes: 338 estudantes

 

TERCEIRA ATIVIDADE