Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1ª atividade: Conscientização da importância

1. Descrição das atividades realizadas:

Aula expositiva  sobre a importância e a necessidade do cuidado e preservação das abelhas, de maneira articulada com o estudo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e bem estar e o Vida Terrestre, com apoio de vídeos informativos e ilustrativos. 

2. Turmas envolvidas: 4 turmas -  integrais E, F, G, H (1º ao 5º ano)

3. Quantidades de alunos: 120 alunos

4. Professores envolvidos: 1articuladora e 1 professora

5. Local escolhido:

            

Iremos construir o jardim de mel, na principal árvore que esta na parte frontal da escola, que tem algumas flores, plantadas e ornamentadas pelas turmas do integral em um projeto desenvolvido no ano de 2018 juntamente com a professora da Pratica de Educação Ambiental, contém troncos grossos e perfeitos para fixação da isca.

Construção das iscas

Placa de identificação das iscas, contendo  informações como: nome do projeto,  número correspondente aos alunos monitores, desenho ilustrativo da colmeia e o tipo de árvore:

Construção das iscas projetadas com muito cuidado,  seguindo o roteiro original:

Fixação das iscas presas com arames e com cuidado para não machucar o tronco:

     

SEGUNDA ATIVIDADE

 

2ª atividade – CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM DE MEL

1º momento: embelezamento da escola com a possibilidade de capturar as abelhas.

                       

Horta Escolar

     

Canteiro de Ervas Medicinais

     

Canteiro de Flores

     

Foram vistas muitas abelhinhas jataí e tambem mandaçaia voando próximo a isca que esta no pé de ipê amarelo, mas ainda não entraram na isca.

2º momento:  os alunos estão ansiosos pela captura das abelhas, ficaram euforicos em ver as abelhinhas que tanto conversamos nas nossas aulas, se empenham cada dia mais em cuidar do embelezamento do jardim de mel.

3º momento: Além dos alunos da Educação Integral, estamos contando com o turminha do pré, e suas respectivas professoras, para cuidar do jardim de mel e observar as abelhas perto das árvores e também das iscas.

4º momento: A turma do integral H fez o controle das iscas, observando a cada dia. O registro foi realizado em uma ficha, semanalmente, onde anotavam a qualidade e conservação da isca e se haviam abelhas se aproximando.