Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1ª atividade: Conscientização da importância

1. Descrição das atividades realizadas:

Aula expositiva  sobre a importância e a necessidade do cuidado e preservação das abelhas, de maneira articulada com o estudo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e bem estar e o Vida Terrestre, com apoio de vídeos informativos e ilustrativos. 

2. Turmas envolvidas: 4 turmas -  integrais E, F, G, H (1º ao 5º ano)

3. Quantidades de alunos: 120 alunos

4. Professores envolvidos: 1articuladora e 1 professora

5. Local escolhido:

            

Iremos construir o jardim de mel, na principal árvore que esta na parte frontal da escola, que tem algumas flores, plantadas e ornamentadas pelas turmas do integral em um projeto desenvolvido no ano de 2018 juntamente com a professora da Pratica de Educação Ambiental, contém troncos grossos e perfeitos para fixação da isca.

Construção das iscas

Placa de identificação das iscas, contendo  informações como: nome do projeto,  número correspondente aos alunos monitores, desenho ilustrativo da colmeia e o tipo de árvore:

Construção das iscas projetadas com muito cuidado,  seguindo o roteiro original:

Fixação das iscas presas com arames e com cuidado para não machucar o tronco:

     

SEGUNDA ATIVIDADE

 

2ª atividade – CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM DE MEL

1º momento: embelezamento da escola com a possibilidade de capturar as abelhas.

                       

Horta Escolar

     

Canteiro de Ervas Medicinais

     

Canteiro de Flores

     

Foram vistas muitas abelhinhas jataí e tambem mandaçaia voando próximo a isca que esta no pé de ipê amarelo, mas ainda não entraram na isca.

2º momento:  os alunos estão ansiosos pela captura das abelhas, ficaram euforicos em ver as abelhinhas que tanto conversamos nas nossas aulas, se empenham cada dia mais em cuidar do embelezamento do jardim de mel.

3º momento: Além dos alunos da Educação Integral, estamos contando com o turminha do pré, e suas respectivas professoras, para cuidar do jardim de mel e observar as abelhas perto das árvores e também das iscas.

4º momento: A turma do integral H fez o controle das iscas, observando a cada dia. O registro foi realizado em uma ficha, semanalmente, onde anotavam a qualidade e conservação da isca e se haviam abelhas se aproximando.

                       

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

3ª ATIVIDADE – INAUGURAÇÃO DO JARDIM DE MEL

1) Aproveitamos as festividades do aniversario da nossa escola para apresentar o jardim de mel e promover a conscientização da importância e a necessidade da preservação das abelhas.

2) Foram várias atividades, entre elas, foi a preparação do pátio da escola, num jardim atrativo para as abelhas, foram montados canteiros com  pneus pintados com cores alegres e plantamos a flor amor perfeito.

3) Houve o envolvimento dos alunos do integral do período da tarde durante a Prática de Educação Ambiental em parceria com os alunos do Pré. No total, em todo andamento do projeto, cerca de 150 alunos foram envolvidos, e contamos com a participação de 4 professoras.

4) Quando marcamos com os pais houve uma tempestade, o tempo estava chuvoso e não houve a participação dos pais, mas os alunos demostraram muita dedicação na preparação do jardim para a chegada das abelhas, que por sinal ainda não aconteceu. Há abelhas sobrevoando o local das iscas que estão fixadas no pé de Ipê, mais não há indícios de ter abelhas formando uma colmeia.