Concurso AbeLinhas do Conhecimento - 2019

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Conforme as informações passadas pela  bióloga Solange Regina Malkoski sobre os jardins de Mel e as instruções para realizar o projeto "AbeLinhas do Conhecimento”, surgiu a oportunidade de uma parceria entre a professora Juliana, do Espaço Maker Farol da Inovação Samuel Chameki, e da professora Desiree, regente do Pré II B. 

O planejamento ficou acordado em: trabalhar o conhecimento da preservação e  sobre as abelhas nativas em sala de aula, a partir da meta da ODS15.5, que diz "Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas."  No espaço Maker, os estudantes teram a oportunidade de criar brinquedos e brincadeiras tecnológicas em cima do planejamento aplicado pela professora regente Desiree.

 

ATIVIDADE 1: Em sala de aula foi conversado sobre a importância das abelhas e o porquê temos que preservá-las. O principal assunto abordado foi a polinização, que é o trabalho de uma abelha na transferência do pólen de uma flor para outra. Foi comentado com os estudantes sobre a diferença entre as abelhas com ferrão, abelhas africanas induzidas ao meio ambiente brasileiro, e as abelhas sem ferrão, abelhas nativas do nosso país.

As abelhas sem ferrão, por exemplo, (também chamadas de meliponíneos) são ótimas polinizadoras e exercem uma função ecológica essencial para os ecossistemas e biodiversidade, além de ajudar na agricultura, como agente de polinização de café, tomate, abacate, manga, coco etc.

Após essa introdução, os estudantes, juntamente com as professoras, foram passear pela escola e descobrir o melhor lugar para colocar a isca de abelha. Achamos uma árvore que parecia uma ótima casa para nossas abelhas, colocamos a isca e depois fizemos um piquenique com chá e torrada com mel. Os estudantes degustaram o mel com a torrada e até pediram repetição. Alguns estudantes nunca tinham  provado mel, o que foi muito interessante.

Segue abaixo fotos dessa etapa do projeto Olha as abeLinhas! :

 

Trabalho realizado pelas professoras Desiree Mirthes Goetzke de Oliveira Sela (regente do pré II) e Juliana Alves Brungari Raffaelli (Espaço Maker - Farol da Inovação)

Escrito por Juliana Alves Brungari Raffaelli

 

SEGUNDA ATIVIDADE

   A realização das atividades de apoio ao projeto foi intercalado entre sala de aula com a professora regente Desirée e a professora do Espaço Maker Juliana. 

  Dando continuidade na primeira atividade proposta, a professora Desirée fez uma roda de conversa com os estudantes e cada grupo escolheu como iria fazer o desenho do local de onde será a casa das abelhas.

"É muito gostoso quando propomos uma atividade em que as crianças se envolvem ao ponto de querer levar para suas famílias o que aprenderam". relato da professora Desirée.

   No Espaço Maker com a professora Juliana, foi feito uma complementação do conteúdo de sala de aula. Uma das atividades realizadas foi a criação de um thaumatrope de abelha e flor. Essa técnica era usada para construir animações, consiste em um brinquedo que produz uma ilusão de ótica, fazendo com que o desenho da abelha pouse no desenho da flor. Os estudantes adoraram a atividade!

Pode -se ver vídeos da atividade realizada no Espaço Maker, feito pelo aplicativo Boomerang, nos links:  https://youtu.be/1Lgd6bbssO0 e https://youtu.be/php1UHXtn2M

Em relação a isca colocada no jardim da frente da escola, ainda não teve muita movimentação de abelhas. Algumas abelhas estavam por alguns dias rodeando a isca, mas não entraram. Acreditamos ser da espécie Irapuã segundo imagens e explicação no site Mundo Ecologia (https://www.mundoecologia.com.br/animais/tipos-de-abelhas-pretas/).

A professora Desirée, juntamente com os estudantes, fez a coletagem de dados por dia. Segue tabela:

Trabalho realizado pelas professoras Desirée Mirthes Goetzke de Oliveira Sela (regente do pré II) e Juliana Alves Brungari Raffaelli (Espaço Maker - Farol da Inovação)

Escrito por Juliana Alves Brungari Raffaelli

 

TERCEIRA ATIVIDADE

  A realização das atividades do projeto foi intercalado entre sala de aula com a professora regente Desirée, e oficinas no espaço maker do Farol do Saber e Inovação Samuel  Chameki com a professora Juliana. 

  Nesse último momento, foi trabalhado a iniciação a robótica no espaço maker. Conseguimos motorizar algumas abelhinhas feitas de material reciclável com os estudantes. Segue link do vídeo https://youtu.be/N_N6fgD1FZI

   Foi realizado também, uma exposição das atividades realizadas em sala de aula com a professora Desirée para a comunidade escolar e para os familiares dos alunos envolvidos.

  Finalizando as atividades desse ano do projeto "Onde está a AbeLinha?", o melicultor Willian dos Santos do Mundo das Abelhas, veio compartilhar um pouco do seu conhecimento com os estudantes e professores da escola. A fala foi sobre as espécies de abelhas nativas, como cuidar e preservar. A palestra abrangeu todos os estudantes e professores presentes na escola. Nesse dia fizemos a inauguração do nosso jardim de mel.

  

Trabalho realizado pelas professoras Desirée Mirthes Goetzke de Oliveira Sela (regente do pré II) e Juliana Alves Brungari Raffaelli (Espaço Maker - Farol da Inovação)

Escrito por Juliana Alves Brungari Raffaelli