PRIMEIRA ATIVIDADE



O projeto Abelhas Sem Ferrão iniciou no ano de 2018, no CEI Eva da Silva, com a curiosidade dos alunos do 1º ano sobre as abelhas. As turmas realizaram pesquisas, fizeram passeios e conheceram o Felipe Thiago de Jesus, o grande mentor dos jardins de mel.
Agora em 2019, com o projeto AbeLinhas do Conhecimento, queremos abranger todos os alunos da escola e estendê-lo à comunidade, totalizando em média 550 alunos, da educação infantil ao 5º ano e 14 professores.
O projeto terá como ponto de partida, o jardim do Farol do Saber & Inovação, por meio de contos indígenas através de histórias referenciando o Continente Americano, visando sua importância e a boa relação destes, com o meio ambiente até que foi introduzido o assunto as ABELHAS NO BRASIL. Essa atividade foi articulada com o espaço maker do farol, onde os alunos foram estimulados a fazer pesquisas sobre quais flores deveremos plantar nos espaços, para atrair as abelhas sem ferrão.
Posteriormente, vamos construir no jardim uma cerca reciclável, com garrafas pets e outros matérias reutilizáveis, além de panfletos para serem entregues à comunidade, alertando sobre a importância das abelhas no ecossistema.
A utilização da impressora 3D será fundamental neste processo, pois com esse recurso vamos criar broches para os guardiões das abelhas sem ferrão, tal como a impressão de objetos que serão suporte para nossa revitalização da área externa.
Temos como foco literário envolver os contos indígenas e articular a nossa construção do jardim de mel, reutilizando materiais e gerando a consciência ecológica em todos os alunos, profissionais e comunidade do entorno do CEI Eva da Silva.
SEGUNDA ATIVIDADE
CONSTRUÇÃO DO JARDIM DE MEL
A segunda etapa do projeto consiste em construir com os alunos o jardim de mel e as iscas para as abelhas e, como ao lado do nosso farol temos grama, decidimos revitalizar este espaço.
A professora Geslaine, com os alunos no espaço maker, pesquisaram formas de criar com materiais recicláveis, suportes para flores. Desta forma, os alunos foram colocando a mão na massa, pintando pneus, garrafas, latas, etc.
Em seguida, os alunos foram sendo estimulados a conhecer a literatura indígena, pela agente de leitura Samara e reconhecendo o respeito das diversas etnia dos índios pela natureza.
A comunidade esteve envolvida diretamente neste processo, contribuíram trazendo mudas de flores e outros materiais e até recebemos uma professora moradora do bairro que estuda a vida dos índios e morou por um longo tempo no Amazonas, convivendo com mais de 23 etnias indígenas. Ela esteve na escola e trouxe seu material para enriquecer nossa pesquisa.
Com os alunos, criamos as iscas e distribuímos flores no jardim e em todos os espaços verdes da escola. Ao término da contação de histórias no farol, os alunos da educação infantil ao 5º ano, cuidaram das flores e iscas.






TERCEIRA ATIVIDADE
Foi com muita alegria que na tarde do dia 20/11/2019 foi inaugurando o Jardim de Mel Literário!
Esse projeto foi uma proposta do programa Linhas do Conhecimento, ABELINHAS, com o intuito de conscientizar sobre as abelhas nativas, as abelhas sem ferrão.
Foram atendidos todas as crianças e estudantes da escola, totalizando 550 alunos envolvidos.
O Farol do Saber & Inovação Pablo Neruda, articulou a literatura indígena e ambiental para agregar ainda mais conceitos e envolvimento dos estudantes neste projeto. Todos os estudantes da escola participaram da construção deste jardim, cuidando, plantando, pintando, ressignificando esse espaço, antes ocioso.
O trabalho transcendeu esse espaço e também houve envolvimento com a oficina do meio ambiente da educação integral.
Nesta integração, no conceito do espaço maker, as crianças vivenciaram as possibilidades de reutilização de materiais e desenvolveram a sua criatividade.
Além disso, o apoio da comunidade foi fundamental, recebemos a doação dos bancos, mesas, mudas de flores, dicas e cuidados dos moradores do entorno da escola.
Esse jardim, além de ser um espaço para que as abelhas possam polenizar a cidade, é um espaço de leitura para todos.
A professora Geslaine responsável pelo espaço maker realizou pesquisas com os alunos sobre as características das abelhas sem ferrão e seus benefícios para a natureza, sendo assim, os alunos apresentaram para todos os presentes.
Além desse momento especial, recebemos a escritora Curitibana Katya Hirata, que produziu também, um livro lindo com seu famoso gato Monet, que aborda a importância das abelhas para meio ambiente.
Com a presença dos alunos do 5°ano C, representando todos os estudantes do Cei Eva da Silva, foi declarada oficialmente a inauguração desse espaço.




