Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Em um dos momentos de brincadeiras no espaço externo, as crianças do Pré único ,observaram pequenos insetos que haviam construído uma espécie de “Pequena Casa” no muro dos fundos do nosso CMEI. Sem saber que estes pequenos insetos na verdade eram abelhas sem ferrão, mais precisamente da espécie “JATAÍ”, as crianças tentaram afugentá-las para sanar sua curiosidade e tocar na “Pequena Casa”.

Diante da importância de tal descoberta feita pelas crianças em nosso jardim, sentimos a necessidade de elaborar a proposta de experiência “Pequenas notáveis, tem mel em nosso jardim”, com o intuito de despertar em nossos pequenos a consciência sobre a importância da preservação das abelhas, uma vez que elas são essenciais a presença de toda a vida na terra e matá-las ou destruir suas colméias é considerado crime ambiental.

            Para as crianças do CMEI Cora Coralina está sendo uma experiência encantadora, pois o universo da abelhas é amplo e durante este período estamos a cada dia aprendendo mais um pouquinho através de relatos e pesquisas por “sites”.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

Instalando a “isca” fornecida pelo concurso “ABELHINHAS DO CONHECIMENTO”.

Hoje realizamos uma assembléia para comentar com as crianças que estamos participando do concurso “ABELHINHAS DO CONHECIMENTO” e apresentar a “isca” confeccionada no work shop, realizado no museu de Historia Natural do Capão da Imbuia, que servirá para atrair mais abelhas e tentar capturá-las para montar um Jardim de Mel e ajudar na preservação da espécie.

Fixamos a “isca” em uma árvore do jardim e camuflamos bem. Observaremos diariamente para acompanhar a presença das abelhas na “isca”.

Caso consigamos atrair abelhas na “isca”, ganharemos do Concurso uma caixa para posteriormente realocar as abelhas da “isca” para a caixa, contando com o apoio de um profissional especializado que virá até a Unidade nos ajudar no processo de transição da “isca” para a caixa no Jardim de Mel que criaremos no CMEI.https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/isca-para-abelhas/10713

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

Hoje celebramos a inauguração do Jardins de Mel do CMEI Cora Coralina, o trabalho foi conduzido pelas professoras Simone e Lucimara em conjunto com as crianças do Pré único . O momento foi marcado pela presença das famílias ,diretores do Núcleo Cajuru Pedagogas e nossa Chefe de Núcleo Marta Regina Cambrussie Lima . O laço foi desfeito pelas crianças, pois para eles foi um momento importante e cheio de muitas experiências. Como Gestora só tenho que agradecer pelo empenho de toda equipe do CMEI Cora Coralina ,crianças, famílias e amigos que prestigiaram esse momento .No Cmei Haviam 60 crianças, 15 profissionais, 15 pais,2 pedagogas do Nucleo Cajuru, 8 diretoras de CMEIS do Cajuru e Chefe de Nucleo da NRECJ.

 

 

00241307.jpg
Em um dos momentos de brincadeiras no espaço externo, as crianças do Pré único ,observaram pequenos insetos que haviam construído uma espécie de ?Pequ
1/36