Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Temos em nossa escola duas colmeias de abelhas Jataí, uma foi localizada dentro de perfurações na parede externa de uma sala de aula a mais de 8 anos , outra está  em formação  em um cano preso a parede . Levamos os estudantes a observarem as abelhas nas colmeias, para conscientizar sobre a preservação das abelhas sem ferrão e os cuidados com a colmeia existente. Realizamos a sinalização do local com placas informativas. Em outro momento os estudantes assistiram o filme Bee Movie ,que retrata  a importância das abelhas para o ecossistema.  As turmas envolvidas com o projeto ouviram a seguinte história:- A Abelha - da autora Ligia Ricetto e posteriormente assistiram  vídeos  informativos  sobre as abelhas,  seu modo de vida , hierarquia e polinização.

Em roda de conversa abordamosa importância das abelhas para agricultura, saúde e para a vida sustentável dos seres humanos.   Trabalhamos esse tema com todos os estudantes, da educação infantil ao quinto ano, totalizando 565 estudantes. O desenvolvimento do projeto “ABELINHAS” promovido pela PMC, terá continuidade com a participação dos estudantes do 2ª anos, turno manhã e tarde onde farão a Construção de umjardim  de mel   observarão a isca preparada para atrair novas abelhas da espécie Jatai . Acompanharão a sequência do Projeto a Articuladora do integral Lorici Kuhn Corsi e as Professoras: Cristina Donini e Vanessa  Rakowecky.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

Nesta etapa as professoras Cristina e Vanessa , estão trabalhando somente com  os alunos de segundo ano, manhã 53 alunos  e tarde 58 alunos . Os alunos passearam pela escola observando onde poderiamos colocar nosso Jardim de Mel  e  escolheram por ser um lugar onde todos os alunos da escola  poderam observar , porém em  um lugar mais protegido , iniciamos os preparativos levandos os pneus, terra , colocando a mão na terra.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Inalguramos nosso Jardim de Mel no dia 21/11 no periodo da manhã ,com apresença dos alunos da Educação Infantil , alunos do  Intergral do Ciclo I  e alunos do 2º anos do periodo da tarde totalizando 180 alunos , Direção ,Setor Pedagogico e Professores  responsaveis pelo Concurso e professores das turmas .Os alunos estavam muto ansiosos  e felizes .

Desde o inicio do projeto  os alunos  começaram acuidar das nossas colmeias e dos espaços onde foi plantado anteriormante flores principalmente do local escolhido ,indo observar a colmeia ,molhar as flores , onde tinhamos um espaço ocioso transformamos em outro Jardim de Mel  ,deixando nossa escolas mais alegre  e nossos alunos mais felizes.