Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

As atividades sob o viés da Educação Ambiental territorial em nossa  Unidade Escolar, partiu da sensibilização sobre a importância e necessidade do cuidar  e preservar o  meio ambiente. Consoante aos pressupostos teóricos metodológicos para o Ensino de Ciências,  descritos nas Diretrizes Municipais  e ao encontro dos ODS, as atividades revelam uma prática pedagógica interdisciplinar, perpassando questões da transversalidade. Neste sentido, propiciando aos estudantes e professores, que se reconheçam enquanto sujeitos comprometidos com o meio ambiente em que estão inseridos, criticando e atuando sobre o modelo atual. O principal objetivo da atividade evidência conceitos ambientais que permeiam a construção de valores, saberes e conhecimentos necessários, sobretudo, a formação humana, configurando a Educação Ambiental como articuladora de práticas sustentáveis.

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE

As práticas desenvolvidas na horta oportunizam conhecimentos para a promoção da saúde. As atividade  destacam aspectos interdisciplinares e tecnológicos. Desta maneira,  há possibilidade com o trabalho da alfabetização científica, tecnológica e conceitos de sustentabilidade. Neste sentido, as possibilidade de integração de conhecimentos são ampliados, despertando o pensamento crítico em que o estudante se reconheça como parte integrante do meio que vive. Respeitando na interação e integração com a natureza.

Autor: Prof. Erasmo Pilotto, EM | Fonte: Professora Marcia Zago

 

Tecnologia e sociedade no gerenciamento de resíduos: produção de nutrientes para a horta escolar.

21 de outubro de 2019 - 14:31     Publicado por:  Ana Rigo Novatzki

 

A Escola Municipal Erasmo Pilotto de Ensino Fundamental, no rumo a consolidação  de políticas públicas em favor de espaços mais sustentáveis, inicia  práticas de manejo e produção de resíduos orgânicos. O objetivo é incentivar produção de insumos biológicos e naturais, enquanto sensibiliza estudantes e a população vizinha, sobre os riscos e impactos dos agrotóxicos na alimentação."
Neste sentido, a Associação Brasileira das empresas de limpeza  pública e resíduos especiais, destaca que, o Brasil tem uma produção de 37 milhões de toneladas de resíduos orgânicos. No entanto, quase em sua totalidade, não são tratados e o destino desses nutrientes é o aterro sanitário. A mistura dos resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis vem gerando grande quantidade de  gás metano, altamente poluente, nocivo em larga escala para a natureza . 
“ Se esses resíduos descartados diariamente fossem tratados, diminuiriam as 
emissões maléficas do gás metano. O resultado seria equivalente à retirada de sete milhões de automóveis das ruas”  
Meta de ensino, sensibilizar todos atores da escola e a comunidade vizinha. 
Fonte: *Associação Brasileira das empresas de limpeza  pública e resíduos especiais. *

Autor: Prof. Erasmo Pilotto, EM | Fonte: Professora Marcia Zago

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

 

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