Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

 

 

 

1.ª ATIVIDADE – CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

A descrição detalhada de qual ou quais atividades foram realizadas;

Em Agosto os alunos do 5° ano C participaram de uma exposição na UFPR, chamada A gosto das Abelhas, nessa exposição eles puderam apreciar fotografias, uma colméia, provar 3 tipos diferentes de Mel e ainda foram agraciados com a apresentação de um E-book, um Teatro e uma Canção. Foi ma momento de muito aprendizado. O concurso veio num momento certo, pois agora poderemos multiplicar os conhecimentos adquiridos com outras turmas.

Para iniciar o projeto, realizamos uma roda de conversa sobre as abelhas nativas, sem ferrão e a sua importância na sociedade como a polinização das flores.

Informamos que nossa escola terá um jardim de Mel e apresentamos a isca para capturar abelhas sem ferrão para o nosso jardim, nos tornando guardiões dela.

Apresentamos alguns vídeos, sobre a vida das abelhas e em seguida, solicitamos aos alunos que produzissem cartazes, para conscientizar nossa escola e nossa sociedade da importância das abelhas.

Os alunos estão ansiosos e já estão demonstrando um cuidado

O quantitativo de turmas envolvidas; 9 Turmas

O quantitativo de estudantes envolvidos; 248

O quantitativo de professores envolvidos; 18

 

SEGUNDA ATIVIDADE

O projeto ABELINHAS na nossa escola está sendo um sucesso, os alunos estão aprendendo mais sobre a vida das abelhas sem ferrão e sua importânicia.

Montamos nossa horta e estamos cuidando diariamente dela, regando e adubando . Ganhamos também da professora Maria Lúcia, que foi professora da nossa escola, algumas mudas de morangos que ela mesma reproduziu para nós. Os alunos plantaram essas mudas em vasos e  em seguida colocamos os vasos próximo a uma árvore onde já moram abelhas jataí, para que elas possam se alimentar, e também protege-las do movimento intenso das crianças na região, possibilitando dessa forma que os estudantes observem o processo de polinização das flores e respeitem também o seu cantinho. 

A professora Adriana de Freitas com o início da primaveira e junto com os alunos dos primeiros anos fizeram uma apresentação da música "Abelhas" de Vinícius de Moraes para todas as turmas do período da tarde. A apresentação foi muito linda e os estudantes se divertiram muito ao representar as abelhinhas. Nesse momento a professora também aproveitou para falar um poquinho sobre a importancia das abelhas, a nossa espera por elas na nossa isca e intitulando todos os alunos como os guardiões das abelhas. 

As professoras responsáveis por todo o projeto são as professoras Vanessa e Adriana. Porém, todos  os funcionários estão conhecendo mais sobre as abelhas e participam de alguma forma com o projeto.  

Muitas crianças vão olhar a isca diariamente, fizemos um calendário, o qual os alunos estão preenchendo no período da tarde se houve ou não a entrada da alguma abelhinha. 

Estamos todos ansiosos com a chegada das abelhinhas na nossa isca para podermos ter o nosso jardim de Mel!

Atenciosamente

Estudantes e Equipe da Escola Municipal Jaguariaíva. 

 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Na terceira atividade, realizamos a inauguração do nosso Jardim de Mel com as famílias, 30 alunos do quarto ano confeccionaram panfletos, os quais foram entregues aos familiares no sábado dia 26/10 , levando-os a conhecer o nosso novo jardim, com moranguinhos, alfaces, beterrabas couve, salsinha e cebolinha. Nesse dia tivemos a presença de 40 pais, 50 professores e 40 alunos. Foi um sucesso, os pais aprederam um pouco mais sobre as abelhas sem ferrão, o dia estava lindo e puderam até mesmo interagir com as abelhas Jataís que temos no tronco de uma árvore. Agora estamos esperando ansiosamente pela chegada das abelhas na nossa isca, para podermos conhecer mais sobre a seus hábitos.