Escola Municipal Cerro Azul, Escola Municipal

logo escola

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1ª ATIVIDADE - "Conscientização da Importância das Abelhas".

Objetivo: oportunizar conhecimentos sobre a importância e a necessidade do cuidado com as abelhas para a expansão e conservação da nossa biodiversidade, possibilitando a conscientização das crianças.

Atividades realizadas: roda de conversa com questionamentos sobre as abelhas (“Vocês conhecem as abelhas?”; Vocês sabem o que as abelhas produzem?”; “Onde moram?”; Como fabricam o mel?”;  “Conhecem as abelhas sem ferrão?”)

A partir das opiniões apresentadas pelas crianças, foram realizados alguns esclarecimentos.

Em seguida, foi apresentado um trecho do vídeo “Sem abelha, sem alimento” e do vídeo “A importância das abelhas para o planeta - a vida secreta das abelhas”.

Foi apresentado para as crianças, a isca pré pronta e o porquê vamos utilizá-la.

PARTICIPANTES: turmas envolvidas nesta primeira atividade: 2 turmas: Pré Único e o Pré II  A  do turno da manhã.

Professoras: Sandra Liz Hass

Gabriela Rosales Schemmer

 

SEGUNDA ATIVIDADE

2ª ATIVIDADE – CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM DE MEL

ALUNOS ENVOLVIDOS: PRÉ ÚNICO E PRÉ II A

PROFESSORAS: Sandra Liz Hass / Gabriela  Rosales Schemer

Nesta segunda etapa do projeto, foi  conversado com as crianças sobre os jardins de mel, sua função e como podem ser construídos. Eles assistiram o  vídeo “Jardins de mel - a importância  das abelhas para a biodiversidade”.  Após o vídeo foram levantados alguns questionamentos sobre a possibilidade de construir um jardim de mel na escola, pois eles observaram no vídeo que, já existem alguns jardins de mel em Curitiba. Foi apresentado os materiais para construir a isca e os alunos puderam observar sua construção. Logo após foi realizada um passeio ao espaço da escola para a escolha do melhor espaço para a construção do jardim de mel.

As crianças também realizaram atividades de registro através de desenhos das discussões realizadas sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

00243569.jpg
Projeto AbeLinhas
1/10