Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

CONCURSO ABELINHAS DO CONHECIMENTO

     Durante o período de 16 à 23 de setembro, nossa escola vem promover a observação, sensibilização e ação dos nossos alunos ao Concurso AbeLinhas do Conhecimento.

     O objetivo do encontro é de levar aos nossos estudantes uma importante necessidade de conhecer, proteger, respeitar as espécies de abelhas e contribuir com a continuidade dos ciclos de vida.

     Através de uma observação orientada pela professora responsável Nadege Maria Breckenfeld e demais profissionais da unidade, mais de 600 aprendizes participam do evento, sendo 12 turmas, incluindo desde os 1° anos até 5° anos.

     A professora salienta a importância da observação dos espaços internos, bem como ao redor de nossa unidade escolar, que haja uma sensibilização de todos em contribuir na melhoria dos mesmos, onde ações fomente mudanças de atitudes e que possamos visualizar uma transformação de um melhor ambiente.

     Após rodas de conversas, observações e reflexões, surge o primeiro desafio:

     O que cada um de nós pode fazer para colaborar com a melhoria ambiental e assim favorecer a preservação das espécies?

     Por ser um lugar de livre acesso aos nossos estudantes, no dia 17 de setembro foi realizado a escolha e preparo do local, onde foram instalado as iscas em canteiro de terra no pátio de nossa unidade escolar.

     Conforme observações diárias desde o início de instalação das iscas (do dia 17 a 20 de setembro), não foi observada a presença de abelhas, porém pudemos observar espécies de abelhas com e sem ferrão, polinizando as flores de nosso jardim.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

OBSERVAÇÃO, CUIDADO E AÇÃO PARA UM AMBIENTE MELHOR HABITAR

DANDO SEQUÊNCIA EM NOSSA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO “ABELINHAS DO CONHECIMENTO”, MAIS DO QUE ATRAIR ECAPTURAR NOVAS ESPÉCIES NATIVAS, NOSSOS ESTUDANTES ESTIVERAM CONECTADOS COM A IMPORTÂNCIA DO  “SABER CUIDAR”.

SENSIBILIZADOS, SEGUIRAM OBSERVANDO DIARIAMENTE NOSSA ISCA, BEM COMO  AS MUDANÇAS EM NOSSO JARDIM.

ATRAVÉS DE DUPLAS, SORTEADAS DIARIAMENTE PELAS TURMAS PARTICIPANTES DE 1º A 5 º ANOS, DENOMINADOS GUARDIÕES,OBSERVARAM E FIZERAM A REGA DAS FLORES DIARIAMENTE.

EM SEUS RELATOS PUDEMOS VERIFICARA EXISTÊNCIA DE ABELHAS NO JARDIM E DEMAIS LOCAIS DA UNIDADE, PORÉM NÃO M NOSSA ISCA.

NESSE MÊS DE OUTUBRO , TIVEMOS  NOSSO JARDIM ABALADO  POR  AÇÕES DA NATUREZA.

UMA FORTE CHUVA DE GRANIZO, ACOMPANHADA DEFORTES VENTOS, ACABOU POR  DERRUBAR UM GRANDE GALHO DA ÁRVORE DE NOSSO JARDIM, DANIFICANDO MUITAS MUDAS, PORÉM NOSSA ISCAPERMANECEU INTACTA.

ALGUNS DOS NOSSOS ESTUDANTES, SE PREOCUPARAMCOM O ESTRAGO FEITO, SE PRONTIFICANDO A AJUDAR. O FATO OCORRIDO SERVIU-NOS DE APRENDIZADO, POIS A OBERVAÇÃO, MANUTENÇÃOE CUIDADO, NÃO  SÃO OS ÚNICOS FATORES PARA  O SUCESSO DE NOSSO OBJETIVO, TEMOS QUE LEVAR  EM CONSIDERAÇÃO  AS AÇÕES DA PRÓPRIA NATUREZA, AFINAL AS ABELHAS É QUE VÃO ESCOLHER O LUGAR IDEAL  E SAGRADO PARA CONSTRUIR SUA MORADA  E CABE A NÓS AGUARDAR.

COM A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA RESPONSÁVEL NADEGE BRECKENFELD, PUDEMOS TAMBÉM CONTARNESSA ETAPA  COM A PARTICIPAÇÃO DAS  PROFESSORAS  CELIA E SANDRA ANTONIO ,  COM OS ESTUDANTES DO COMPLEXO II DE NOSSA UNIDADE, TOTALIZANDO ASSIM MAIS DE 600 ESTUDANTES  DE 1º AO 5º ANO ENVOLVIDOS.

SEGUIMOS  SENSIBILIZADOS E NA EXPECTATIVA  DESSA ESCOLHA.

 

TERCEIRA ATIVIDADE