Escola Municipal Araucária, Escola Municipal

logo escola

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

UEI - PRÁTICA AMBIENTAL - PROFESSORA MARCIAZWIR

            Foi explorada com os alunos sobre a existência de Jardins de Mel em nossa cidade a sua função, aplicabilidade e como podem ser construídos. Através de livros, revistas, vídeos e até mesmo pesquisa em casa com as famílias.

Construiu-se um jardim de mel no espaço escolhido pelos alunos, com orientação e todo o trabalho realizado durante o projeto, relacionado ao tema, aos espaços com uma grande diversidade de plantas. O local escolhido para a instalação da nossa isca de abelha, foi na árvore próximo à horta da escola,a qual foi enfeitada com tampinhas de garrafa pet, ideia da professora de práticas de movimentos  Nelma e de uma parte do jardim de flores. Nosso jardim é diariamente manuseado, observado e cuidado pelos alunos desde a turma A atéD período da manhã, sempre complementando com vasos de material de sucata e flores.

ATIVIDADES DA 1ª SEMANA

FLORES PARA O JARDIM DA ESCOLA

50

DA CONSTRUÇÃO DO JARDIM DE MEL NA UEI ARAUCÁRIA

Antes                                             Depois

 CONSTRUÇÃO DA ISCA

 

INSTALAÇÃO DA ISCA

CONSTRUÇÃO DO JARDIM

,

A ficha de observação foi feita uma para cada aluno por turma, depois foi pego todas emontada apenas uma para o portfólio. Ficamos na dúvida em relação às abelhas que apareceram e depois sumiram.

            Nesta semana tivemos a participação dos 80 alunos, 6 professores com propostas, ideias e até mesmo ajuda com a manutenção para que a mesma pudesse acontecer.

ATIVIDADES DA 2ª SEMANA

            Durante esta semana realizamos a manutenção da nossa horta, limpeza, rega de plantas e cuidados com o nosso jardim de flores.

 

FLOR DE BRÓCOLIS                FLOR DE COENTRO                   SUCULENTA

OBSERVAÇÃO E REGISTRO

Na UEI foi realizada a festa da primavera no dia 30/09 e qual foi minha surpresa quando um aluno da turma A, Diogo, pede para colaborar na festa com uma lembrancinha para os colegas e o que mais impressionou é que tinha haver com o conteúdo desenvolvido sobre as abelhas tendo a colaboração da família.  A flor na mesa também foi doada pela aluna, Lana turno da tarde, para o nosso jardim de mel. Muito gratificante!!!

Tivemos a participação dos 80 alunos da manhã e alguns da tarde que passaram a ser os guardiões das abelhas nos cuidados com o jardim de mel e isca, inspetores e a professora de práticas artísticas Patrícia com a colaboração do filme BEE MOVIE – A história de uma abelha.

 

            Nesta semana não observamos nenhuma abelha também, as crianças estão tristes. Então foi realizado com rolinhos de papel higiênico e massinha colmeias para colocarem no painel da escola, além da manutenção e cuidados diários.

MONTAGEM DE PAINEL PARA ENFEITAR O SALÃO

MANUTENÇÃO DA HORTA E JARDIM

ATIVIDADES DA 4ª SEMANA

            Nesta semana de atividades realizamos os cuidados com o nosso jardim de mel e o da frente da UEI, manutenção da horta e observação da isca.

PRODUÇÃO DE VASOS E ENFEITES NA ÁRVORE

 

 

OBSERVAÇÃO E REGISTRO

Com as pesquisas que realizamos descobrimos que as abelhas meliponídeas aumentam a produtividade nas plantações de morango devido a sua polinização, sendo assim plantamos em nossa horta suspensa morangos, para podermos degustar futuramente e, além disso, é preciso deixar as flores atrativas, desviando o crescimento de plantas indesejáveis.

HORTA SUSPENSA - MORANGOS

Com a colaboração da professora Marília de ciências e tecnologia, descobrimos que o filosofo Aristóteles é considerado por muitos o pai da zoologia e um dos seus trabalhos realizados foi o ciclo de vida das abelhas, detalhadamente descrito. Essa informação contribuiu muito para o conhecimento dos alunos, assim como o das professoras.

 

3º ATIVIDADE – INAUGURAÇÃO DO JARDIM DE MEL

Para a inauguração do nosso Jardim de Mel convidamos os pais para um momento muito especial na UEI, promovendo a conscientização da importância da preservação das abelhas melíponas para o nosso meio ambiente.

Para essaatividade realizamos 4 momentos no dia 31 de outubro:

1ª ATIVIDADE:Com base nos ODS 2,3 e 15, foi passado o vídeo Jardins de Mel – A importância das abelhas para a biodiversidade (Vídeo da prefeitura de Curitiba) para os pais, como forma de entendimento sobre como proteger, recuperar e promover o uso sustentáveldo ecossistema, tentando reverter a degradação da terra e deter a perda. Tivemos o aluno Diogo da turma A,relatando sobre o que aprendeu e a importância das abelhas sem ferrão para agricultura sustentável, alimentação e que a mesma promove o bem estar para todos em todas as idades.

 

2ª ATIVIDADE:Os pais fizeram um tour pela UEI para conhecer o nosso jardim da escola, de mel e nossa horta. Passando pelo salão a aluna Victoria da turma B, realizou a explicação do nosso painel.

 

 

3ª ATIVIDADE:O passeio pela escola continuou no jardim de mel e horta, para que os pais sentissem um pouquinho do trabalho que estava sendo realizando com as abelhas, instigando os mesmos a realizarem esses cuidados em suas casas percebendo a importância dessas pequeninas para a alimentação, preservação do meio ambiente, promovendo uma prática agrícola sustentável caseira e buscando assim ajudar na renda familiar, seja ela para venda ou consumo próprio.

                             

 

                        

4ª ATIVIDADE:Para o último momento o aluno Davi turma D, explicou aos pais o trabalho realizando com todas as turmas no muro da escola com material reciclável (tampinhas de garrafas, tampas de potes derequeijão e fio de luz), o nosso painel de flores, passo a passo.

                        

Tivemos a participação de todos os funcionários na mobilização desse momento, em um quantitativo de 11 pessoas. Com relação à participação de pais e comunidade mais ou menos umas 40 pessoas.

O projeto das abelhas melíponas trouxe a curiosidade de muitos paisque não puderam estar presentes na inauguração do nosso jardim de mel, reflexo da participação ativa dos que estiveram no momento, fazendo com que os mesmos buscassem posteriormente mais sobre as nossas pequeninas e não menos importantes abelhas sem ferrão.

 

REGULAR- PRÉ I - Professora Adinda

SEGUNDA ATIVIDADE

ESCOLHA DO LOCAL PARA A INSTALAÇÃO DA ISCA E CUIDADOS COM O JARDIM

 

Foi apresentada para a turma a isca (garrafa), e explicado como seria feito o processo de preparação e instalação da mesma no jardim da entrada da escola.

Diariamente é realizada a observação da isca, e infelizmente até o momento não foi observado abelhas no local.

________________________________________________________________________________

UEI ARAUCÁRIA

1º ATIVIDADE – CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

            Atividades desenvolvidas no projeto Jardins de Mel para conscientização dos alunos, professores/funcionários da UEI e família, sobre a importância das abelhas meliponinas para a conservação do nosso meio ambiente e o equilíbrio do ecossistema.

  Fotos 1 - Os alunos assistiram pequenos vídeos informativos sobre as abelhas.

foto 1

Como vivem as abelhas

Como é feito o mel

Por que as abelhas fazem o mel

Como as abelhas se comunicam

Sem abelha sem alimento ODS2 e 3

Jardins de Mel – A importância das abelhas para a biodiversidade (Vídeo da prefeitura de Curitiba) ODS 15 – Vida Terrestre.

No vídeo, sem abelhas sem alimento, foi levantado algumas questões sobre agricultura sustentável, saúde e bem estar, fazendo um gancho com os alunos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Fotos 2 e 3 - Após assistirem e debaterem sobre, os alunos das turmas B e C, montaram um painel no salão de informações sobre as abelhas e idade/funções, para que todos os alunos e funcionários  tenham acesso, com fotos de algumas abelhas sem ferrão.

foto 2

foto 3

Em um segundo momento foi enviado para a família um bilhete solicitando muda de flores para iniciarmos o nosso jardim de mel, com informações sobre a importância das abelhas para a nossa alimentação e o nosso meio ambiente, mobilizando eles para que participem do projeto.

Fotos 4 e 5 – Para reforçar e relembrar o que foi trabalhado sobre as abelhas e a sua importância, foi realizado um “Quiz”, no qual a professora ia lendo as perguntas referentes ao assunto e as crianças iam respondendo com as plaquinhas.

foto 4

foto 5

Fotos 6, 7 e 8 – Alunos iniciando a construção de vasos com materiais recicláveis e a isca de abelha, para a construção do nosso Jardim de Mel. Aproveitando e retomando os conteúdos sobre a preservação do meio ambiente já trabalhado.

foto 6

foto 7

foto 8

PRÁTICA AMBIENTAL - PROFESSORA MARCIA

 

EM ARAUCÁRIA - REGULAR

1º ATIVIDADE – CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

PRÉ I - Professora Adinda

Realizamos um passeio pelo espaço externo da escola para observação das flores existentes no local, apontando características de cada uma dando uma atenção especial as flores da pitangueira. Foi pontuado que aquelas flores iriam gerar um fruto e questionado se sabiam como isso acontece, entrando então no assunto “ABELHAS”. Foi explicado que as abelhas são responsáveis pela transferência dos grãos de pólen gerando os frutos.

Retornando para a sala foi feita a roda de conversa, esclarecendo que as abelhas possuem um papel muito importante para o meio ambiente, através da polinização e que existem espécies sem ferrão. Foi explicado que nossa cidade possui espaços destinados à proteção e preservação dessas espécies e que iríamos construir uma isca com o objetivo de atrair abelhas e então construir um jardim de mel na escola.

Turmas envolvidas: 1 (Pré Único – manhã)

Estudantes envolvidos: 24

Professores envolvidos: 2

                        

 

TERCEIRA ATIVIDADE