Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Para iniciar o trabalho, a professora Rosicleia apresentou em roda de conversa, a garrafa pet contendo a isca para as abelhas. Assim iniciou uma conversa e não foi difícil para elas interagirem já que a professora já havia comentado a respeito. Logo surgiram os primeiros questionamentos: “É pra pegar as abelhas?” “É pra prender as abelhas?” Assim, as professoras explicaram como tudo iria acontecer e falaram sobre a importância das abelhas para a nossa vida, dos animais e plantas. Foram até o local que foi fixado a isca e acompanharam tudo bem de pertinho. Os professores se reuniram para que pudessem conhecer o projeto, já que todas as turmas serão envolvidas: seis turmas, com aproximadamente 160 crianças e 30 profissionais, entre professores e terceirizados. Foi apresentado um vídeo para as turmas de Pré II, falando sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema e como acontece o processo de polinização, que é fundamental para termos alimento. As crianças do Pré II A fizeram um cartaz com seus desenhos e foram até as outras turmas para falar da importância do projeto. Estamos ansiosos para que apareça as nossas abelhinhas....

 

SEGUNDA ATIVIDADE

9323

 

Foi mostrado para as crianças um vídeo sobre a importância de cuidar do meio ambiente, para nossa sobrevivência e para as abelhas.

Diariamente, as crianças foram incentivadas a regar os chás plantados por elas, a horta e as flores.  Elas também explicaram sobre a importância das abelhas para a vida no planeta e como a turma do Pré II A fizeram para colocar a isca para capturar as abelhas, explicado passo a passo. A professora Fernanda do Pré I também incentivou a turma realizando as seguintes propostas:

No dia 23/09 percebemos que uma abelhinha rondava a isca, mas nos outros dias observamos a isca 07h30min, 12h00min, 15h00min e 17h00min, porém não tinha nenhuma abelha.

Leitura e contação de histórias sobre as abelhas;

As crianças também experimentaram o mel da abelha Jataí, elas amaram!!!

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

No dia da avaliação do PIQ em 19/10, a professora representante do Concurso Abelinhas fez uma fala para a comunidade, sobre a conscientização da preservação da natureza e a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental. Apresentamos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas turmas, como leitura de histórias, experimentação do mel da abelha Jataí e mostramos a ísca e seu funcionamento. As crianças da turma de Pré I elaboraram um vídeo, onde o Pré II A explicava para a turma como seria o trabalho com a ísca. Nesse sábado estavam presentes aproximadamente 30 famílias e 15 profissionais, sendo que as crianças todas do CMEI foram envolvidas nas propostas, cada uma de acordo com sua faixa etária.

 

00252064.jpg
abelinhas
1/7