Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

PROJETO: ABELHINHAS SEM FERRÃO

JUSTIFICATIVA:

Durante uma atividade no parque de grama e de areia uma das crianças, acidentalmente, pisou em uma abelha, que a “picou”, deixando todas as crianças com muito medo das abelhas. Dessa forma, percebemos a importância de trabalhar com as crianças sobre este inseto, seu habitat, hábitos, importância para o meio ambiente e defesas, mas também, que temos na natureza abelhinhas sem ferrão, que não "picam" e tem uma grande participação juntamente com a nossa natureza, como por exemplo, o processo de polinização e a importância dos polinizadores, o mel e as colmeias, que são as casas das abelhas. Entendemos que a criança da Educação Infantil está inserida em um mundo de descobertas, com espaços e tempos de diferentes dimensões. Logo, é nessa idade que ela começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, animais, plantas, natureza, bem como para as relações do mundo sociocultural. Com esse trabalho pretendemos realizar em nossa unidade, o nosso Jardim de Mel, proporcionando momentos e experências, para que nossas crianças tenham a oportunidade de vivenciarem, na prática, o verdadeiro sentido do meio ambiente.

Objetivos:

Relacionar a prática educativa com o de pesquisa investigativa em relação ao meio ambiente

Despertar e sensibilizar as crianças à preservação das abelhas sem ferrão

Contemplar a meta 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de qualidade.

Participar do concurso Jardins de mel

Metodologia:

Roda da conversa tendo como disparador o tema: "Flores, a PRIMAVERA está chegando!"

Cineminha das abelhas, “Meu dia pede mel” (Youtube).

Passar o filme “A ABELHA MAYA”

Proposta de produções gráficas com vários riscantes, que envolvam este tema;

Exposições de trabalhos;

Explorar o espaço externo da unidade, observando as flores e árvores.

Colocar a isca para as abelhas sem ferrão,

Observar achegada das abelhinhas sem ferrão e seu comportamento perante a natureza,

Construir, com materiais recicláveis, abelhinhas e colmeia para fazer um cantinho de apreciação nos corredores do CMEI,

Participação das famílias na observação das abelhinhas sem ferrão, na plantação de flores para compor o Jardim de mel e na sensibilização para os cuidados com a natureza.

AVALIAÇÃO:                                                                                                                                 

Será realizada por meio de registros escritos com as observações em momentos das atividades realizadas pelas crianças, podendo também ser por meio de fotos e vídeos.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

Agora.....o que foi feito !!!

As crianças do Maternal II A, com a ajuda das professoras Madalena, Elza e Daniele escolheram o nome da mascote do Jardim de Mel. E o nome escolhido foi Amália!!

Depois, a professora Elza apresentou a “Isca” que chama as abelhinhas sem ferrão, para a turma do Maternal II A e para todo o CMEI também.

As crianças escolheram a Seringueira para colocar a Isca, pois foi onde apareceram as primeiras abelhinhas sem ferrão.

Em seguida, as crianças puderam representar as abelhinhas sem ferrão por meio de construções com materiais recicláveis. Pintaram, colaram, desenharam e as abelhinhas de cada criança ficaram prontas para enfeitar os espaços do CMEI, inclusive as colmeias. Ficou uma lindeza!!!!

  

Por fim, os papais e mamães ajudaram na construção do Jardim de Mel plantando flores e deixando tudo lindo para receber nossas Abelhinhas sem Ferrão com muita alegria e cuidado!!

  

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Os cuidados continuaram com a ajuda dos pequenos. As crianças escolheram o melhor cantinho para organizar o Jardim de Mel. Participaram dessa construção crianças de todas as turmas. As flores foram plantadas em pneus e garrafas Pet's que enfeitaram o espaço e trouxeram alegria e cor para nosso Jardim. As crianças se envolveram, sentiram-se importantes e valorizadas, adoraram mexer na terra e cuidar das plantinhas e fizeram comentários sobre a preservação da natureza, compreendendo que plantas e animais dependem uns dos outros para sobreviver, inclusive nós mesmos.