Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

Construção Jardim de mel

 O jardim de mel está sendo construído junto com o espaço que chamamos de “Bosque Encantado”. Escolhemos esse local com espaço amplo, que contém diversos elementos da natureza, é arborizado e tem sombra.

         Nessa primeira semana, participaram da ação a turma do Pré I (32 crianças) e as professoras da sala Flávia, Karoline e Patricia. Nesse primeiro momento, colocamos a isca e plantamos algumas sementes e mudinhas de flores. As crianças participaram das ações com muito entusiasmo. Victor ajudou as professoras a instalar a isca e disse que precisávamos limpar o jardim para as abelhas nos visitar. Sarah completou a fala do colega, dizendo que quando vai visita na nossa casa precisamos deixar a casa limpa, então todo mundo vai ter que limpar o jardim para as abelhas.

Observação da isca:

Dia 16 de setembro – 15h: Não observou-se a presença de abelhas

Dia 17 de setembro – 15h: Não observou-se a presença de abelhas

Dia 18 de setembro – 10h: Não observou-se a presença de abelhas

Dia 20 de setembro – 17h: Não observou-se a presença de abelhas

Dia 23 de setembro – 9h: Não observou-se a presença de abelhas

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

CONSTRUÇÃO JARDIM DE MEL

Nesse segundo momento, revitalizamos a nossa horta com plantação de mudinhas de hortaliças, verduras e temperos que fica no mesmo espaço que estamos construindo o jardim de mel; plantas estas doadas pela floricultura Espaço Verde. Além dessas mudinhas, também foi realizado a plantação de sementes de girassol, as quais as crianças acompanham o crescimento.

No dia 03 de outubro - Dia nacional da abelha - , enviamos para cada criança sementinhas de girassol, e a família que não dispunha de espaço externo para plantar, recebeu uma garrafa pet como suporte para realizar a plantação. Junto com a semente foi encaminhado um informativo sobre a importância das abelhas para a polinização e manutenção da vida no planeta.

Participaram das atividades a turma do Pré I (32 crianças) e Pré II A (32 crianças) e as professoras Karoline, Patricia e Flávia.

Observação da isca:

Durante esse período não observou-se a presença de abelhas.

 

 

 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

Nesta terceira etapa inauguramos o Jardim de Mel onde contamos com a participação de uma estusiasmada vovó, mesmo não obtendo a presença das abelhas. Paralelamente realizamos a manutenção da horta que nos proporcionou alfaces frequinhas e prontas para o consumo.