Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

A turma do 4º ano A, começou a trabalhar sobre as abelhas desde junho. Os estudantes demonstraram uma preocupação com a questão da mortandade das abelhas e pediram para estudar a respeito delas.

Começamos assistindo o filme Be Movie, para que de uma forma mais descontraída os estudantes pudessem entender um pouco sobre a vida e a importância das abelhas.

Tive a oportunidade de participar de uma rápida palestra sobre as abelhas com o Felipe Thiago de Jesus na Expoeducação e assim saber mais sobre o projeto Jardim de Mel, nessa ocasião trouxe uma isca para a escola, mas ainda não tivemos a sorte das pequeninas entraem.

Em seguida, já no mês de agosto, a turma revitalizou o jardim da escola para que ela  ficasse mais bonita e ao mesmo tempo atraísse os bichinhos do jardim, borboletas, abelhas, .... que a tempos não aparecem por lá. Essa observação não foi feita apenas pela nossa turma, os pequenos do Pré também estão mobilizados com essa revitalização ecológica.

Os estudantes assistiram a dois documentários (A vida Das Abelhas - Parte I - Documentário - YouTube e A vida Das Abelhas - Parte II - Documentário – YouTube)

a respeito desses pequenos seres polinizadores de tamanha importância para a vida no planeta. Com esses documentários eles ficaram mais encantados ainda pelas abelhas.

Foi aí, que vieram mais  curiosidades  a respeito das abelhas nativas, as abelhas sem ferrão. O encanto aumentou. A aluna Heloisa disse “ Como pode Deus criar um ser tão fofinho”. E assim as abelhinhas entraram para a vida do 4º ano A. Ele  puderam observar uma abelha africanizada, que já se encontrava morta, usando uma lupa, foi uma sensação na turma. Temos estudado textos a respeito das abelhas e os estudantes tem trazido informações sobre elas o que demostra um grande interesse no assunto.

Foi então, que resolvi inscrever nossa turma e escola, no Concurso Abelhinhas do Conhecimento, no qual conseguimos uma oportunidade de termos um Jardim de Mel em nossa escola.

Colocamos a isca recebida na terça-feira dia 17 de setembro em um local que fica atrás de nossa sala, é uma área mais arborizada, nela temos além das árvores, nossa horta e estamos colocando mais flores, colocamos orquídeas, melissa, piriquitinho,.... Queremos fazer deste espaço um lindo jardim para que nossas abelhinhas possam morar com tranquilidade e também que ele sirva como um ambiente de estudo do meio ambiente.

Em nossas aulas de Língua Portuguesa estamos estudando a respeito dos causadores da morte das abelhas, sobre as diferentes espécies de abelhas nativas, sobre a importância delas,...

No dia 27 de setembro teremos a oportunidade de visitar o bosque Reinhard Maack, onde tem um Jardim de Mel e assim poderemos aprender mais a respeito desse projeto.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

Os alunos do 4º ano A, todos os dias vão até três espaços de nossa escola (jardim da frente, jardim dos fundos e horta) para regar as nossas plantas. Quando chove na véspera eles não vão. Além de regar, temos plantado mais flores em canteiros e orquídeas nas árvores.

Uma vez por semana, na aula de Ciências a professora regente juntamente com alguns estudantes vai até a horta para fazer a retirada de alguns matinhos.

A isca foi colocada no dia 17 de setembro e é verificada pela manhã em dois momentos. No período da tarde, às vezes os alunos do pré fazem a observação, bem como as inspetoras.

Na semana passada tivemos o envolvimento de uma professora e de 32 estudantes do 4º A e de 10 estudantes do 4º B.

Temos na sala um calendário com nossas ações, que funciona como uma agenda.

 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

A data em que a inauguração do Jardim de mel aconteceu;

A descrição detalhada de qual ou quais atividades foram realizadas;

O quantitativo de turmas envolvidas;

O quantitativo de estudantes envolvidos;

O quantitativo de professores envolvidos;

O quantitativo do público de pais/comunidade, que participou do evento;

De 4 a 6 imagens (fotos) que registrem este momento.

O nosso Jardim de Mel foi inaugurado no dia 26 de outubro. Aproveitamos essa data pois, foi o  dia em que a comunidade foi até a escola para realizar o PIC- 2019 (Parâmetros e Indicadores de Qualidade). Dessa maneira conseguimos atingir um número maior de pessoas. Junto com isso tivemos em nossa escola exposição de trabalhos de todos os estudantes.

Para que a  inauguração acontecesse, os estudantes prepararam alguns detalhes para chamar a atenção dos visitantes, como: panfleto, abelhas de formas diferentes, elaboração de frases que depois tornaram-se cartazes, colocaram também nomes em todas as plantas/flores que embelezam nosso lindo jardim.

O envolvimento direto com o Jardim foi de duas turmas de 4º ano, um total de 66 estudantes. Também tivemos a participação indireta dos estudantes do pré, com 25 estudantes, esses construíram jardins suspensos e floreiras ao redor da nossa quadra coberta. As professoras envolvidas foram um total de 5, sendo as professora regentes e a professora de Ciências das duas turmas de 4º ano, a professora regente e a de Ciências da turma do Pré.

Como mencionei acima tivemos um número considerável de pessoas da comunidade que participaram do nosso evento, uma média de 50 a 80 pessoas.

00245762.png
Revitalizando o jardim da escola.
1/4