Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

- Concientização da importância das abelhas: Em sala de aula conversar com os alunos sobre o concurso que iremos participar, após realizar a leitura do texto informativo sobre as abelhas, explicando a importância e necessidade da preservação das mesmas. Enviar o texto informativo aos pais.

- Isca: Mostrar aos alunos a isca que a professora buscou no workshop e explicar como faremos a confecção para fixá-la no local escolhido.

Local escolhido: Local bem arborizado e com algumas flores e árvores frutíferas, porém no decorrer do concurso iremos acrescentar mais flores no local para facilitar a captura das abelhas sem ferrão (Meliponinas).

- Envolvidos na ação: Alunos do 3ºA, totalizando 31. Professora regente: Patrícia de Paula Honório.

- Início das observações: 23/09/2019

 

SEGUNDA ATIVIDADE

AÇOES REALIZADAS:

- Trocamos a isca de lugar devido a um sistema de segurança que foi instalado na porta da escola, sendo assim dificultou a passagem dos alunos para a observação. A mesma foi fixada próximo ao portão de saída da escola em uma pitangueira, facilitando o acesso para as observações diárias.

- A escola disponibilizou a compra de algumas flores atrativas para colocarmos próximo a isca, penduramos vasinhos com “Alisso” nos galhos da pitangueira e “lavanda” e “malva” no chão bem abaixo da isca.

- No dia 11 de outubro fizemos uma visita a um pessegueiro da escola, com o intuito de observar os frutos que estavam se desenvolvendo, mostrando que os frutos menores e murchos não se desenvolveram devido à falta de polinização. A experiência foi ótima.

- Solicitamos aos pais o envio de algumas ervas e flores para aumentar ainda mais as possibilidades de atrair as abelhas. Faremos o plantio na semana de 21 a 25 de outubro.

- Em sala de aula realizamos algumas atividades de língua portuguesa e matemática relacionadas às abelhas, assistimos vídeos, tivemos contação de histórias e muito mais. Os alunos estão entusiasmados com tanta informação.

- Realizamos as observações diariamente, porém até o momento observamos abelhas pela escola, mas não na isca. Estaremos colocando dia 24/10 um pouco de atrativo na abertura da isca para reforçar o cheiro.

ENVOLVIDOS: Professora Patrícia , alunos 3ºA, direção e inspetores.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

00244357.jpg
AbeLinhas 2
1/5