Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PRIMEIRA ATIVIDADE

Em um dia no final do Verão começou nossa experiência com as abelhas sem ferrão, acontecendo a “enxameação” no muro do CMEI. Esse fato foi um disparador para a trajetória das aprendizagens.

Nossa aventura iniciou visitando as novas moradoras com lupas, observando todas as características das mesmas.

Realizamos rodas de conversa sobre as abelhas, os tipos, o que produzem; assistimos vídeos sobre as abelhas sem ferrão.

Recebemos a visita da Curitibinha do Bairro Novo, uma menina que adora a natureza e que nos falou sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A partir dessas conversas, descobrimos sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e sobre o quanto as abelhas precisam de nossa ajuda. Com isso, as crianças sugeriram plantar flores atraentes para as abelhas para que elas continuem conosco. Estamos revitalizando o nosso jardim.

Para completar nossas propostas, em agosto iniciou o concurso AbeLinhas do Conhecimento, claro, não poderíamos deixar de participar. Estamos felizes em participar de algo tão grandioso e necessário para o meio ambiente.

 

 

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE
 

Observação e Ações:

Uma ação em conjunto com todas as turmas do CMEI. Participaram desta etapa um total de 123 crianças e 18 professores(as) envolvidos com muita dedicação.

Após a instalação da “isca para as abelhas”, observamos o local semanalmente, porém até o momento não recebemos a visita das abelhas na isca, apenas abelhas com ferrão nas flores do jardim do CMEI.

Em pequenos grupos fomos ao jardim, utilizando lupas para observar as abelhas que nos visitam. Aguamos as plantas do CMEI, colhemos verduras e legumes da nossa horta, as crianças puderam comer sanduiches naturais, saladas de alface, rabanete, cenoura e ainda tem várias outras verduras crescendo na horta para experimentarem.

 

 

 

 

 

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

INAUGURAÇÃO DO JARDIM DE MEL

Hoje inauguramos o nosso Jardim de Mel, nosso CMEI estava Lindo!

Cotamos com a presença das nossas famílias onde puderam apreciar e degustar um delicioso suco de couve com hortelã cultivados na nossa horta, passearam e brincaram com seus filhos no nosso jardim. Apreciaram painéis com fotos e atividades desenvolvidas pelas crianças, mesa com lupas e delicioso mel para experimentarem, parque de areia aconchegante para brincarem.

As famílias tiveram a oportunidade de apreciar e presenciar o desenvolvimento da criança como ser humano ativo no cuidado com a natureza.