Comunidade conhece Jardim de Mel do CMEI

          Treze de novembro de dois mil e dezenove data escolhida pelo Maternal Único para mostrar  à comunidade, familiares e amigos do Centro Municipal de Educação Infantil Uberlândia o Jardim de Mel preparado pelas crianças com a ajuda das professoras. O Maternal Único é quem está comandando esta pesquisa e repassando aos colegas o resultado do que estão aprendendo: são vinte crianças e duas professoras pesquisando quase que diariamente na internet vídeos, fotos, imagens, textos, realizando compras de sementes, mudas de flores, terras e outros artefatos para incrementar e embelezar o jardim. Realizaram visitas nas salas dos colegas e repassaram suas experiências para mais quinze professoras e oitenta e dois colegas, além das duas colaboradoras da alimentação e das três da limpeza, incluiremos nesta conta a pedagoga e a diretora que aprenderam entre tantas coisas que a mamangava não é abelha, porém é muito importante para a polinização dos maracujás.

            Para receber a comunidade, familiares e amigos todos se envolveram de alguma forma: uma das propostas ocorreu num  dos dias de integração onde as crianças pintaram as flores de garrafa pet para decorar o jardim. Todos colaboraram plantando as mudas de flores e hortaliças, as professoras pintaram os pneus. Em sala apreciaram músicas e poesias, a mais apreciada foi Rancho das Flores de Vinícius de Moraes a qual motivou a escolha de algumas das flores que estão no jardim. Foi confeccionada a isca para atrair abelhas sem ferrão logo no início do projeto e são realizadas anotações diárias de verificação se as abelhas já estão aparecendo: verificaram que algumas abelhas estão visitando o jardim mas ainda não entraram na isca, a isca estava um pouco pesada e as professoras perceberam que passarinhos bicaram o plástico do recipiente e a água da chuva adentrou umedecendo o material, a isca foi refeita e recolocada no jardim.

            A comunidade, familiares e amigos foram convidados para conhecer o Jardim de Mel do CMEI, para este momento o Maternal Único preparou uma exposição no Jardim com fotos e materiais mostrando o percurso do trabalho realizado para construir este espaço. Para a comunidade as professoras realizaram visita monitorada pelo Jardim e oficina de confecção de iscas ensinando como fazer em casa.

            Na exposição as professoras montaram a Casa do Mel com bolachinhas e mel para degustação com folders para distribuição.

           Antes de abrir a exposição para a comunidade  as professoras levaram as turmas para visitá-la e todas puderam degustar o mel, algumas crianças ainda não conheciam o sabor do mel puro e disseram ter gostado muito,  teve quem desconfiasse do sabor preferindo não provar, porém ao ver tantos “hummm que gostoso” acabou aceitando uma provinha dada pela professora.

            O Jardim de Mel do CMEI é um incentivo à preservação da natureza, começando por nós, aqui produziremos nosso próprio mel, nossas hortaliças, nossos chás. Nossos olhares contemplam cores, flores, folhas, pássaros, formigas, minhocas, joaninhas, sapos. Ouvimos crianças falando sobre tempos de espera e convivência: “a abelha está demorando para vir”, “o passarinho pegou a minhoca que estava na mão da profe”, “profe planta mais morangos”, “mãe vem aqui”, são falas cheias de significados onde criança fala com criança e ouve criança, criança fala com adulto e sabe que será ouvida. Na Educação Infantil a criança tem vez e voz.

00257004.jpg
mel 1
1/7