COMIDA DE AFETO LEMBRANÇAS EMBALADAS PARA VIAGEM

A cozinha

Um mundo, muitas histórias.

Existem muitas formas de experimentar o mundo. Para muita gente, não há nada melhor que o cheiro de café sendo coado. Cheiro misturado com sabor! Tão poderoso, que pode até fazer voltar no tempo. Todo mundo sabe que a comida é muito importante para a saúde. Saco vazio não para em pé: quem nunca ouviu isso?

Mas a comida, além de alimentar, também pode aquecer o coração. Ao longo dos anos, vamos guardando, em diferentes caixinhas de sentimentos, o gosto das coisas. Cada estação da vida pode ter um cheiro, um som, uma textura. Nossos sentidos são também meios de transporte que permitem, às vezes, viver de novo as coisas mais simples. Comida é sentimento também. Faz lembrar da nossa casa, de onde viemos, o que vivemos, quem somos. Cada casa tem o seu tempero que acrescenta, à tarefa de nutrir, o prazer de saborear.

Comida de Afeto é um convite a explorar, via relatos, o significado cultural da comida. Com um olhar histórico-antropológico, o livro de Elza Carneiro e Luciana Patrícia de Morais é um apanhado de falas que apontam que a cozinha também é espaço para construir narrativas de vida. As conversas entre as autoras e os personagens que compõem a obra, realizadas em 2015, tomaram como ponto de partida o Hospital Pequeno Príncipe, instituição beneficiada pelo projeto. Entre os entrevistados, estão os pequenos pacientes do hospital e suas famílias, colaboradores da instituição e, também, quatro reconhecidos chefs de cozinha, parceiros do Pequeno Príncipe nas ações de sensibilização da sociedade à causa da saúde infantojuvenil.

 

 

Para participar do sorteio, preencha o formulário aqui!