COISAS DE ALICE

O projeto Coisas de Alice é um trabalho artístico-musical de natureza lúdica e educacional, especialmente voltado às crianças em idade entre 02 a 08 anos de idade.

Este projeto nasceu dentro do Hospital Pequeno príncipe, onde musicoterapeutas, pedagogos e médicos doavam-se ao fazer música como caminho para promover educação, bem-estar, saúde e alegria, mesmo em ambiente hospitalar.

Embora o nome Coisas de Alice possa ser uma referência ao universo imagético e criativo da obra de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas, o objetivo do trabalho de Lydio Roberto é retratar o mundo de Alice inspirado na realidade das crianças brasileiras, as filhas da contemporaneidade, que são inventivas, cantam, pintam, dançam, contam histórias e vivem a plenitude de suas infâncias.

Com 16 canções, este trabalho também apresenta algumas sugestões de atividades pensadas e elaboradas de forma criativa, de tal forma que permita levar às crianças a vivência de conteúdos estéticos musicais, bem como valores éticos e cidadãos que poderão contribuir no seu desenvolvimento integral.

Desenvolvido por músicos, compositores, pedagogos, educadores musicais e musicoterapeutas, este projeto pretende assegurar o viés artístico e educacional da proposta, visto que seus participantes, há muito, têm expressivas experiências na execução de atividades em escolas, teatros, bibliotecas, centros de saúde e hospitais pediátricos de Curitiba e região metropolitana.

É importante ressaltar que o propósito deste trabalho é compartilhar as inúmeras experiências e os afetos que o Grupo de cantoria Coisas de Alice viveu nas instituições em que difundiu as alegrias do encontro entre as pessoas e a música.

Sobre o compositor|Lydio Roberto

É licenciado em Música e bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, especialista em Educação Especial (PUCPR) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (FAP). Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da Musicoterapia (Hospitalar), música, educação e folclore.

 

Para participar do sorteio, preencha o formulário aqui!