Cidadania e Justiça na Escola

 

 

O Programa Cidadania e Justiça Na Escola surgiu pela constatação dos dirigentes da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), do desconhecimento da maior parte da população das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade senti-se distante da Justiça por não conhecê-la.

 

Objetivos

 

Conscientizar professores e alunos - alcançando também seus pais e responsáveis - sobre seus direitos e deveres, mostrando como exerce-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços Juridicionais.

 

Desenvolvimento 

 

São quatro etapas básicas:

 

A Primeira Etapa consiste em organizar o cronograma e o desenvolvimento do programa, motivar os diretores e supervisores de ensino nas Escolas e difundir a iniciativa aos alunos, por meio da distribuição da Cartilha da Justiça em quadrinhos.

 

A Segunda Etapa consiste em visitas dos juízes e parceiros (advogados, promotores, defensores públicos...) às escolas e de alunos e professores a órgãos do Poder Judiciário.

 

Em seguida, os estudantes dão início à produção cultural com base nos ensinamentos da Cartilha da Justiça e nas visitas para posterior participação em concursos promovidos pelas Escolas. São realizadas apresentações teatrais, musicais, dentre outras ativividades artísticas que os alunos vão mostrar o aprendizado. A elaborão de um relatório individual é obrigatória. Essa é a Terceira Etapa do programa.

 

Texto produzido pela aluna Isabelly Poliana Rodrigues Araujo 5ºAD

 

Clique aqui para visualizar o texto

 

Por último, a Quarta Etapa, os estudantes apresentam a produção cultural e recebem prêmios.

 

Turmas participantes do ano de 2018

 

5ºAA - Professora Silmara, 5ºAB - Professora Silvia, 5ºAC - Professora Simone, 5ºAD - Professora Giuliana

5ºAE - Professora Sheila

 

Maiores informações poderão ser obtidas no site

 

www.amb.com.br

00194106.jpg
Juri
1/13