CD IMIGRAÇÃO

O grupo Terra Sonora está lançando o oitavo disco de carreira –Imigração - com temas musicais de 21 países da América do Sul, Ásia, África, Europa que imigraram para o Brasil, principalmente para o Paraná. O resultado traz um mosaico sonoro, com 34 composições, que viaja pela música tradicional de várias etnias, ao lado de um material inédito do grupo que foi produzido para o trabalho anterior, Migração, que contemplou a musicalidade de todos os Estados brasileiros. Neste novo disco o Terra Sonora, além dos sete músicos do grupo, contou com a participação de mais 17 instrumentistas convidados e de um coral infantil com 23 crianças do Projeto Garoto Cidadão.
O processo de seleção de repertório partiu de várias músicas que Plinio recolheu ao longo da trajetória do Terra Sonora. A pesquisa final, foi preparada durante um ano e o encarte do CD traz informações sobre cada um dos temas gravados, com um pequeno verbete explicativo e um mapa apontando os países que foram gravados. Plinio lembra que quando estava selecionando os temas com a “roupa” do Terra Sonora percebeu que eles extrapolavam a sonoridade do grupo e buscou somar outros instrumentos. Foi então que convidou alguns músicos para participarem do projeto. O disco virou uma celebração musical.

Vinte e cinco anos de estrada e pesquisas

Para Plinio – nas vésperas de completar 25 anos de estrada com o Terra Sonora – esse foi o ápice da sua formação musical. Sobre cada participação Plinio disse que daria para contar uma história especial. Mas uma das faixas mais emblemáticas deste novo trabalho foi a música da Ilha de Páscoa (Chile). Sobre a trajetória do grupo ele garante que nesses 24 anos há uma cumplicidade muito grande entre os músicos. Uma integração que faz com que algumas situações musicais se resolvam na hora da gravação.

Grupo: Terra Sonora.

Gravadora: Tratore

Número de composições: 34

Ano de lançamento: 2018

 

Contemplados

Cláudia Aparecida Cruz Querino do Nascimento – CMEI Uberlândia NREPN

Clissielli Ribeiro Santos – SME

Edvaldo Ta. Soares – CMEI XAPINHAL NREPN

Marilia de Fatima Hofmann Escolaro – E. M. Umuarama NREPN

Shirley Casarotto da Cruz – CMEI Xapinhal NREPN

Suzana Haas – E. M. Darcy Ribeiro NRETQ