CD A CASA DO LADO

 

No repertório, orientado pela música instrumental brasileira, Sartori é acompanhado por formações de piano trio com os bateristas Cleber Almeida e Miguel Assis e os baixistas Thiago Duarte e Fabio Hess. Juntam-se ao trio os convidados Airto Moreira (percussão), Ana Paula da Silva (voz), João Paulo Barbosa (flauta), Mário Sève (saxofone), Oliver Pellet (guitarra), Raïff Barreto (violoncello) e Teco Cardoso (saxofone). 

Conceito
Embora A Casa do Lado seja o primeiro álbum que assina como artista principal, Sartori já registrou várias de suas composições próprias em projetos coletivos. Para o novo disco, o artista criou novas composições, mas também recuperou criações antigas que dialogavam com a concepção artística do novo trabalho, que é assinada pelo próprio Sartori. “O repertório do álbum é um grande apanhado de diferentes momentos do meu trabalho de composição, contemplando ritmos e manifestações populares do universo da música instrumental”, define o artista.

A marca pessoal de Sartori se apresenta já no nome escolhido para o disco: trata-se de uma referência à casa do avô – músico amador –, vizinha à residência onde morou na infância. Foi dali que saíram os primeiros sons musicais que ele ouviu. “É uma homenagem discreta a meu avô e uma referência às minhas primeiras lembranças musicais”, conta.

A incursão autoral de Sartori pelo universo do Jazz Brasil incorpora gêneros populares como baião, embolada, xote, samba, valsa brasileira e maracatu – tudo associado a técnicas, elementos e o virtuosismo da música erudita, que faz parte de sua formação. O músico é um dos muitos alunos bem-sucedidos da admirada pianista russa, radicada em Curitiba, Olga Kiun.

Sobre o artista


Davi Sartori possui um trânsito intenso na cena artística curitibana, atuando como instrumentista e arranjador de trabalhos dos mais diversos gêneros musicais – do choro e jazz à música clássica antiga e contemporânea. Suas participações, arranjos e produções estão em mais de 50 CDs e DVDs de artistas e projetos da cidade. O músico atuou também como professor de instituições como a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e diretor musical de projetos e eventos de música.

Natural de Terra Roxa, no interior de São Paulo, Sartori vive na capital paranaense desde o ano 2000. Premiado em diversos concursos de piano pelo país e solista em concertos com orquestras dentro e fora do estado, o pianista tornou-se um dos mais requisitados músicos da cena curitibana, trabalhando com alguns dos artistas e instituições mais importantes da cidade.

 

CONTEMPLADOS(AS):

Adriana de Fátima Miguel – CMEI Tiradentes – NREBQ  

Ana Lúcia Fernandes – E.M. Mansur Guérios – NRECIC  

Celia Regina Neres Marques – CMEI Bairro Alto Tarumã – NREBV  

Claudineli Américo – CMEI Campo Alto – NREBV  

Cristiane Fonseca – CMEI Krasisnki – NREBV  

Fabiane Correia do Nascimento – CEI José Cavallin – NREBN

Jaqueline Henschel – E.M. Prof José Cavallin – NREBN  

Juliana de Fátima Kovalski – CMEI Cajuru – NRECJ

Luis Fernando Bramante Ferraz – E.M. Francisco Hubert – NREBQ  

Marcia Cristina Ribeiro Osinski – CMEI Liberdade – NREBV  

Marquilane Guarim Sousa – CMEI Olga Benário Preste – NREPN  

Michele Patricia Habitzreuter Dutra – CMEI Krasinski – NREBV  

Nilva de Santana Ramos da Rosa – CMEI Pantanal – NREBQ  

Rosangela Melo – Logística/SME – Delta

Suzana Haas – E.M. Darcy Ribeiro – NRETQ

Sirlei do Rocio Strapasson – CMEI Oswaldo Cruz I – NRECIC  

Thays Fernanda de Jesus Ferreira – CMEI Maria Ap. B. Hartmann – NREBV  

Valdirene Costa dos Santos – CMEI Giovanna Serenato Panichi – NRESF  

Vanessa Donini dos Santos de Almeida – CEI Teresa Matsumoto – NREBQ  

Viviane Ap. Assunção Siquinele – CMAEE Dr. Francisco Antonio Marçallo – NREBQ